sicnot

Perfil

Mundo

Nem todos os cabelos crescem no espaço

Os astronautas enfrentam vários desafios para viver no espaço sem as comodidades que há na Terra, mas a falta de cabeleireiro não será uma das suas preocupações. É que o estudo aos cabelos de 10 astronautas que viveram na Estação Espacial Internacional revelou que o dos homens não cresce.

A astronauta da NASA Karen Nyberg durante a Expedition 36 mostra como lava o cabelo no espaço.

A astronauta da NASA Karen Nyberg durante a Expedition 36 mostra como lava o cabelo no espaço.

© NASA NASA / Reuters

Viver em gravidade zero altera os genes que estão programados para fazer o cabelo crescer, revelam os investigadores da Agência Japonesa para a Exploração Aeroespacial (JAXA), num estudo publicado na revista Public Library of Science One.

Há no entanto diferenças entre os cabelos masculinos e os femininos: "as alterações genéticas nos folículos variam de pessoa para pessoa", diz Masahiro Terada, um dos investigadores.

Oito homens e duas mulheres astronautas participaram no estudo. Retiraram fios de cabelo antes, durante e depois da estadia na Estação Espacial Internacional. A informação genética contida nos folículos mostra quais os genes que estão ativos.

De qualquer forma, os astronautas que estão vários meses a viver e a trabalhar na Estação têm de cortar de vez em quando o cabelo. Para isso têm um aspirador especial para que os cabelos cortados não voem por toda a Estação.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.