sicnot

Perfil

Mundo

Condutor e o proprietário da carrinha do acidente em França acusados de homicídio

O condutor e o proprietário da carrinha cujos 12 passageiros morreram numa colisão no centro de França foram acusados de homicídio e de ferimentos involuntários agravados, indicou hoje fonte judicial francesa.


Citado pela agência France Presse, Pierre Gagnoud, procurador de Moulins, localidade próxima do local do acidente, indicou que o condutor, de 19 anos, e o tio, proprietário da carrinha, estão detidos provisoriamente até domingo, depois de terem pedido um adiamento para que possam preparar a sua defesa.

"A detenção provisória não altera em nada uma decisão" posterior sobre se se mantêm presos, acrescentou Pierre Gagnoud, salientando que o caso vai necessitar de investigações no estrangeiro.

"(O condutor da carrinha) respondeu com sinceridade aos investigadores, mas não conseguiu explicar, para já, as circunstâncias do acidente. Está com um dificuldades em lembrar-se do que aconteceu, Apenas se recorda dos socorristas", indicou o advogado do jovem motorista, Antoine Jauvat.

Segundo os advogados, os dois homens estão "profundamente marcados", pois também têm familiares entre as vítimas.

"Foi por essa razão que eles afirmaram desejar pôr fim às suas vidas, razão pela qual foram imediatamente levados para a ala de psiquiatria", acrescentou o advogado do proprietário da carrinha, William Hillairaud.

As 12 vítimas, que viviam na Suíça, deslocavam-se a Portugal para passar a Páscoa numa carrinha de seis lugares.

Lusa

  • Morreu Miguel Beleza, antigo ministro das Finanças e governador do BdP
    1:34
  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.