sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 23 número de mortos devido a desabamento de viaduto na Índia

As autoridades indianas elevaram hoje para 23 o número de mortos no desabamento na quinta-feira de um viaduto em construção em Calcutá, no leste do país, onde as operações de resgate entram na fase final.

O desabamento de viaduto em Calcutá, na Índia, fez 23 mortos

O desabamento de viaduto em Calcutá, na Índia, fez 23 mortos

Bikas Das

O novo balanço foi facultado à agência Efe por fonte da polícia que indicou que as operações, em que participa o exército e a força nacional de resposta a desastres, estão "prestes a acabar", quase 24 horas depois do colapso.

O mesmo responsável indicou que 20 das vítimas são homens e três mulheres e que continuam hospitalizados 14 dos 76 feridos.

As peças de maior envergadura da infraestrutura e a maioria dos escombros foram removidos do local.

A polícia investiga a empresa construtora IVRCL pelo desmoronamento parcial da ponte Vivekananda, ocorrido às 12:30 de quinta-feira (08:00 em Lisboa).

Uma câmara de segurança recolheu imagens da infraestrutura a sucumbir sobre pedestres, viaturas e lojas.

A passagem aérea, com dois quilómetros, estava a ser construída sobre uma autoestrada numa zona comercial habitualmente muito frequentada num dos acessos ao norte da cidade.

Estava em construção desde 2009 e deveria prolongar-se por 18 meses, mas o estaleiro registou numerosos atrasos e apenas 55% da obra estava finalizada sete anos mais tarde.

A Índia regista com regularidade acidentes deste género, muitas vezes devido ao desrespeito pelas normas de construção num país com um défice de infraestruturas e transporte e de habitações.

Lusa

  • Pelo menos 21 mortos e 70 feridos no colapso de viaduto na Índia
    1:32

    Mundo

    Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas no colapso de um viaduto em construção em Calcutá, na Índia. Os populares juntaram-se às equipas de emergência para socorrer os feridos e resgatar as mais de 100 pessoas que ficaram soterradas nos escombros. As autoridades indianas estão a investigar as causas da queda do viaduto que está em construção desde 2009.Nota: as imagens podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Trump desafia Oprah a candidatar-se para ser "derrotada como todos os outros"

    Mundo

    Apesar de Oprah Winfrey ter excluído uma eventual candidatura às eleições presidenciais dos Estados Unidos da América, Donald Trump ainda não se esqueceu dos rumores e desafiou a apresentadora a candidatar-se em 2020. Através do Twitter, o Presidente norte-americano disse ainda que assim poderia ser "exposta e derrotada como todos os outros".

    SIC

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.