sicnot

Perfil

Mundo

Ataque terrorista no Congo provoca 17 mortos

Um ataque terrorista em bairros a sul de Brazzaville, no Congo, provocou na segunda-feira a morte a 17 pessoas e a "intervenção rápida" das forças da ordem, segundo uma declaração do Governo congolês, publicada hoje à noite.

O balanço provisório eleva-se a "17 mortos, dos quais três elementos da força pública, dois civis e 112 atacantes", afirmou o porta-voz do governo da República do Congo, Thierry Moungalla, na declaração publicada na sua conta na rede social Twitter.

O ataque provocou também o incêndio de seis comissariados, uma câmara municipal, dois postos de controlo das Alfândegas, Águas e Florestas, tal como numerosos veículos, especificou Moungalla, deplorando ainda que tenham sido roubadas "armas de guerra e munições" pelos atacantes.

"Durante a operação de polícia realizada durante o ataque, os serviços de segurança procederam à interpelação de 50 ex-milicianos, autores do ataque", adiantou o porta-voz.

Moungalla avançou ainda que "os elementos conhecidos estabelecem que se trata de ex-milicianos Ninjas Nsiloulou, ainda sob a autoridade de Frédéric Bintsamou, aliás pastor Ntoumi".

Na noite de domingo para segunda-feira, os habitantes dos bairros a sul de Brazzaville foram acordados por tiroteio, que se ouviu até do outro lado do rio Congo, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo.

Os tiros de armas ligeiras e as detonações de armas pesadas duraram de forma quase ininterrupta até de manhã e continuaram de forma intermitente até ao fim da manhã, forçando os habitantes a procurarem refúgio no centro e norte da capital.

A milícia Ninja Nsiloulou, que está dissolvida, combateu o Presidente Denis Sassou Nguesso durante a guerra civil, designada do Pool, entre 1998 e 2003.

O seu chefe, Bintsamou, acabou por se juntar a Sassou Nguesso, antes de fazer campanha recentemente por Guy-Brice Parfait Kolélas, que ficou em segundo lugar nas eleições presidenciais de 20 de março, com mais de 15% dos votos, segundo os resultados oficiais definitivos, publicados na noite de segunda-feira.

Sassou Nguesso foi reeleito na primeira volta, com mais de 60%, o que foi contestado por cinco candidatos que lhe disputaram a vitória, entre os quais Kolélas.

Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17