sicnot

Perfil

Mundo

Facebook ajuda cegos a "ver" fotografias

"Esta imagem pode conter, duas pessoas, a sorrir, óculos de sol, céu, ar livre, água". Isto é a Inteligência Artificial do Facebook em ação.

E assim se dá um grande passo para quem não vê.

O Facebook está a usar inteligência artificial para ajudar pessoas com deficiência visual a ler imagens publicadas nos feeds.

A plataforma já tem em funcionamento uma ferramenta que lê as publicações em voz alta.

Agora tem também uma espécie de audio-descrição para imagens publicadas nesta rede social.

Atualmente, os softwares para cegos só conseguem interpretar texto.

Graças à ajuda da Inteligência Artificial, a empresa conseguiu desenvolver o "Automatic Alternative Text", um sistema que descreve as imagens e permite que os softwares para cegos, os chamados screen readers, as leiam.

O sistema já está disponível para os utilizadores do Facebook que usam "screen readers" no sistema iOS mas promete alargar-se a outras plataformas.

Para já, o software consegue reconhecer apenas 80 imagens familiares. Comida, número de pessoas, carros, água, praia, montanha. Há ainda muito a fazer, por isso, quanto mais fotografias entrarem no sistema, melhor.

  • SAD do Benfica duplica lucros

    Desporto

    O Benfica fechou a época passada com lucros de 44,5 milhões de euros, mais do dobro do registado na época anterior. São os mais elevados de que há registo.

  • Peritos mundiais debatem doenças neurodegenerativas em Lisboa
    3:04
  • "O Benfica é atacado e não há ninguém que fale e que dê a cara?"
    6:05
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    Depois do artigo publicado no blog "Geração Benfica", Rui Gomes da Silva reiterou esta segunda-feira, em O Dia Seguinte da SIC Notícias, algumas das críticas à estrutura do clube. O antigo vice-presidente do Benfica defendeu Luís Filipe Vieira, Rui Vitória e Nuno Gomes. E acusou novamente Rui Costa de passividade e os vice-presidentes de não darem a cara. 

  • Governo aconselha pais a fazerem queixa de manuais em mau estado
    2:31
  • Acha que este padre sabe dançar?
    2:22