sicnot

Perfil

Mundo

Facebook ajuda cegos a "ver" fotografias

"Esta imagem pode conter, duas pessoas, a sorrir, óculos de sol, céu, ar livre, água". Isto é a Inteligência Artificial do Facebook em ação.

E assim se dá um grande passo para quem não vê.

O Facebook está a usar inteligência artificial para ajudar pessoas com deficiência visual a ler imagens publicadas nos feeds.

A plataforma já tem em funcionamento uma ferramenta que lê as publicações em voz alta.

Agora tem também uma espécie de audio-descrição para imagens publicadas nesta rede social.

Atualmente, os softwares para cegos só conseguem interpretar texto.

Graças à ajuda da Inteligência Artificial, a empresa conseguiu desenvolver o "Automatic Alternative Text", um sistema que descreve as imagens e permite que os softwares para cegos, os chamados screen readers, as leiam.

O sistema já está disponível para os utilizadores do Facebook que usam "screen readers" no sistema iOS mas promete alargar-se a outras plataformas.

Para já, o software consegue reconhecer apenas 80 imagens familiares. Comida, número de pessoas, carros, água, praia, montanha. Há ainda muito a fazer, por isso, quanto mais fotografias entrarem no sistema, melhor.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54