sicnot

Perfil

Mundo

Facebook ajuda cegos a "ver" fotografias

"Esta imagem pode conter, duas pessoas, a sorrir, óculos de sol, céu, ar livre, água". Isto é a Inteligência Artificial do Facebook em ação.

E assim se dá um grande passo para quem não vê.

O Facebook está a usar inteligência artificial para ajudar pessoas com deficiência visual a ler imagens publicadas nos feeds.

A plataforma já tem em funcionamento uma ferramenta que lê as publicações em voz alta.

Agora tem também uma espécie de audio-descrição para imagens publicadas nesta rede social.

Atualmente, os softwares para cegos só conseguem interpretar texto.

Graças à ajuda da Inteligência Artificial, a empresa conseguiu desenvolver o "Automatic Alternative Text", um sistema que descreve as imagens e permite que os softwares para cegos, os chamados screen readers, as leiam.

O sistema já está disponível para os utilizadores do Facebook que usam "screen readers" no sistema iOS mas promete alargar-se a outras plataformas.

Para já, o software consegue reconhecer apenas 80 imagens familiares. Comida, número de pessoas, carros, água, praia, montanha. Há ainda muito a fazer, por isso, quanto mais fotografias entrarem no sistema, melhor.

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.