sicnot

Perfil

Mundo

Sanders apela ao fim das deportações e separação de famílias imigrantes

O aspirante a candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA Bernie Sanders pediu hoje ao Governo de Barack Obama para acabar com as deportações e separações de crianças e famílias de imigrantes clandestinos.

© Mark Kauzlarich / Reuters

"Os Estados Unidos foram sempre um símbolo de liberdade para aqueles que fogem da violência e perseguição. Os ataques que separam as nossas famílias não representam a nossa essência", disse Sanders em comunicado.

O senador do Vermont disse que a deportação "pode chegar a ser uma sentença de morte para menores de idade, pais de família e requerentes de asilo que são detidos".

"Pedir que crianças de três anos de idade se representem a si mesmos legalmente em audiências de imigração é uma perda vergonhosa de justiça e não devemos permitir que continue. As famílias merecem um tratamento justo e a nossa compaixão, e não um processo concebido para expô-los ao perigo", afirmou.

Sanders deu como exemplo a possível deportação de Wildin Acosta, um jovem adolescente que escapou das Honduras depois de ter sido ameaçado de morte por um gangue, e a deportação pendente de Ladislao Padilla Ochoa, "um pai de família que viveu no Tennessee durante quase 20 anos".

Os cidadãos do Wisconsin (centro-norte dos EUA) vão este mês às urnas para decidir quem vai ser o candidato democrata à Casa Branca. Mantêm-se na corrida do Partido Democrata Sanders e a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.