sicnot

Perfil

Mundo

Comissão Europeia diz que ciganos não podem ser deixados para trás

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Ciganos e, em comunicado, a Comissão Europeia declarou que os ciganos não podem ser deixados para trás.

© Laszlo Balogh / Reuters

Bruxelas afirma que estas comunidades continuam a ser vítimas de discriminação e que isso só faz perpetuar o círculo de pobreza.

No comunicado, a Comissão também diz que os ciganos não têm o mesmo acesso ao emprego, educação, habitação ou cuidados de saúde.

Lembra ainda que há vários programas de inclusão na União Europeia, mas insiste que devem ser feitos mais esforços ao nível da cada país e que ajudem a combater os estereótipos associados à cultura cigana.

  • Reembolsos do IRS e IVA agravam défice

    Economia

    O défice orçamental atingiu os 1.931 milhões de euros em abril, mais 313 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da execução orçamental hoje revelados. A subida dos reembolsos fiscais agravaram as contas do Estado.

  • Pombo apanhado a transportar droga no Kuwait

    Mundo

    Há muitos anos, os pombos-correios serviam para trocar mensagens, quase como o WhatsApp da época. Contudo, nos dias de hoje a troca de informação é facilitada e há quem prefira usar estes animais para técnicas ilegais. Foi o que aconteceu no Kuwait, onde as autoridades apanharam um pombo com uma bolsa nas costas, que transportava drogas.

  • Herói de Paris não vai à Rússia
    2:12
  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Primatóloga Jane Goodall na Cimeira National Geographic em Lisboa
    3:00