sicnot

Perfil

Mundo

Comissão Europeia diz que ciganos não podem ser deixados para trás

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Ciganos e, em comunicado, a Comissão Europeia declarou que os ciganos não podem ser deixados para trás.

© Laszlo Balogh / Reuters

Bruxelas afirma que estas comunidades continuam a ser vítimas de discriminação e que isso só faz perpetuar o círculo de pobreza.

No comunicado, a Comissão também diz que os ciganos não têm o mesmo acesso ao emprego, educação, habitação ou cuidados de saúde.

Lembra ainda que há vários programas de inclusão na União Europeia, mas insiste que devem ser feitos mais esforços ao nível da cada país e que ajudem a combater os estereótipos associados à cultura cigana.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42
  • E depois do Brexit?
    3:42
  • Britânicos a viver no Algarve falam em desilusão
    2:32

    Brexit

    Para muitos dos britânicos que vivem no Algarve, o Brexit é a confirmação de que o resultado surpreendente do referendo não tem retorno. Certificados de residência e até a dupla nacionalidade são questões que a partir de agora passam a estar em cima da mesa.