sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 12 militares mortos em ataque suicida no Afeganistão

Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje quando um bombista suicida atacou um autocarro com recrutas do exército, perto da cidade de Jalalabad, anunciaram as autoridades.

© Parwiz Parwiz / Reuters

"No ataque, foram mortos 12 recrutas", afirmou Ataullah Khogyani, porta-voz da província de Nangarhar.

Dawlat Waziri, porta-voz do ministro da Defesa, confirmou o atentado e o número de vítimas, acrescentando que o atacante se deslocava num triciclo motorizado.

"Os recrutas estavam a ser transferidos de Jalalabad para Cabul", disse Waziri, referindo que o ataque fez 26 feridos.

Ehsansullah Shinwari, responsável de um hospital regional da província de Nangarhar, disse que 38 pessoas ficaram feridas no atentado.

O ataque ocorreu dias após o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, ter realizado uma visita inesperada a Cabul para sublinhar o apoio dos Estados Unidos no governo de unidade nacional e para apelar aos rebeldes talibãs para regressarem às conversações de paz diretas.

O atentado ainda não foi reivindicado.

Mas os talibãs, que mantêm uma revolta contra o governo desde que foram derrubados do poder desde 2001, atingem frequentemente os militares.

O Daesh também ganhou espaço na província de Nangarhar nos últimos anos.

O brigadeiro general Wilson Shoffner, porta-voz das operações militares lideradas pelos Estados Unidos no Afeganistão, afirmou em março que o grupo está principalmente limitado a um distrito da província.

Muitos dos elementos do Daesh são antigos combatentes talibãs paquistaneses que "mudaram a sua fidelidade para o Daesh", disse Shoffner.

Com Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC