sicnot

Perfil

Mundo

Stephen Hawking associa-se a projeto de envio de nave para sistema extrassolar

O físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking e o milionário russo Yuri Milner apresentaram hoje, em Nova Iorque, o seu projeto de envio de uma minúscula nave espacial para o sistema estelar mais próximo da Terra.

© Lucas Jackson / Reuters

A ideia será pôr o aparelho, do tamanho de um microchip, na órbita de Alfa Centauri, através de um método de propulsão alternativo ao uso de motores, recorrendo a uma 'vela solar'.

Graças a um potente laser manipulado a partir da Terra, a "StarChip" poderia atingir 20 por cento da velocidade da luz, de acordo com os cálculos da equipa do projeto, financiado pela Fundação Breakthrough, criada por Yuri Milner para apoiar iniciativas científicas.

A uma velocidade de 60 mil quilómetros por segundo, a nave poderá chegar, em 20 anos, a Alfa Centauri.

O projeto, financiado em 87,5 milhões de euros, é apoiado igualmente pelo fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg.

"Os astrónomos creem que há possibilidades razoáveis de que um planeta semelhante à Terra orbite alguma das estrelas do sistema Alfa Centauri. Saberemos mais nas próximas duas décadas graças aos telescópios que estão em Terra e no espaço", assinalou Stephen Hawking.

Uma nave construída com a tecnologia atual demoraria 30 mil anos a chegar a Alfa Centauri.

A Fundação Breakthrough definiu um grupo de investigadores para avaliar as possibilidades técnicas de construção de naves capazes de alcançar outra estrela, fora do Sistema Solar, num tempo de uma geração e enviar informação de volta para a Terra.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.