sicnot

Perfil

Mundo

Duas pistolas de Simón Bolívar vendidas por 1,5 milhões de euros

Duas pistolas que pertenceram a Simón Bolívar, militar e líder político venezuelano do século XIX, foram vendidas hoje por 1,5 milhões de euros, num leilão em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Christie's Auctions

As armas foram os objetos vendidos a um preço mais elevado, muito embora a leiloeira Christie's tinha a expetativa de vendê-los por 2,1 milhões de euros.

A identidade do comprador não foi revelada.

As pistolas foram um presente do aristocrata e revolucionário francês Marie-Paul Joseph Gilbert Motier, marquês de Lafayette, considerado um herói da independência norte-americana.

Lafayette foi o primeiro proprietário destas pistolas, fabricadas em 1825, ano em que o marquês regressou aos Estados Unidos, depois de ter lutado na Guerra da Independência.

O aristocrata ofereceu as duas pistolas, fabricadas em Versalhes, França, ao libertador na independência latino-americana, Simón Bolívar, após os seus triunfos contra a colónia espanhola.

As pistolas, que ostentam símbolos da mitologia greco-romana, foram fabricadas por Nicolas Noël Boutet, que foi armeiro oficial do imperador francês Napoleão Bonaparte.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07