sicnot

Perfil

Mundo

Duas pistolas de Simón Bolívar vendidas por 1,5 milhões de euros

Duas pistolas que pertenceram a Simón Bolívar, militar e líder político venezuelano do século XIX, foram vendidas hoje por 1,5 milhões de euros, num leilão em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Christie's Auctions

As armas foram os objetos vendidos a um preço mais elevado, muito embora a leiloeira Christie's tinha a expetativa de vendê-los por 2,1 milhões de euros.

A identidade do comprador não foi revelada.

As pistolas foram um presente do aristocrata e revolucionário francês Marie-Paul Joseph Gilbert Motier, marquês de Lafayette, considerado um herói da independência norte-americana.

Lafayette foi o primeiro proprietário destas pistolas, fabricadas em 1825, ano em que o marquês regressou aos Estados Unidos, depois de ter lutado na Guerra da Independência.

O aristocrata ofereceu as duas pistolas, fabricadas em Versalhes, França, ao libertador na independência latino-americana, Simón Bolívar, após os seus triunfos contra a colónia espanhola.

As pistolas, que ostentam símbolos da mitologia greco-romana, foram fabricadas por Nicolas Noël Boutet, que foi armeiro oficial do imperador francês Napoleão Bonaparte.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.