sicnot

Perfil

Mundo

FBI pagou a piratas informáticos para aceder a telemóvel de autor de tiroteio

O FBI pagou a "piratas informáticos profissionais" para conseguir aceder ao telemóvel usado pelo autor do tiroteio ocorrido em dezembro na localidade californiana de San Bernardino, nos Estados Unidos, que fez 14 mortos, noticiou o Washington Post.

O FBI acedeu ao telemóvel de Rizwan Farook, responsável, com a mulher, pela morte de 14 pessoas, depois de um litígio legal e de a Apple se ter negado a prestar ajuda. (Arquivo)

O FBI acedeu ao telemóvel de Rizwan Farook, responsável, com a mulher, pela morte de 14 pessoas, depois de um litígio legal e de a Apple se ter negado a prestar ajuda. (Arquivo)

© Mike Segar / Reuters

Segundo publicou o jornal esta terça-feira, citando fontes policiais não identificadas, o FBI contactou os 'hackers', que descobriram um defeito de 'software' e facultaram a informação aos agentes, que assim criaram 'hardware' que lhes permitiu aceder ao iPhone.

Os investigadores conseguiram desbloquear o código pessoal de quatro dígitos sem ativar um mecanismo de segurança utilizado pela Apple, fabricante do aparelho, que teria eliminado todo o conteúdo do telemóvel caso fossem digitados, mais de dez vezes, códigos incorretos.

O grupo de piratas informáticos, que habitualmente colaboram com a Administração norte-americana, recebeu uma quantia não especificada.

O FBI acedeu ao telemóvel de Rizwan Farook, responsável, com a mulher, Tashfeen Malik, pela morte de 14 pessoas, depois de um litígio legal e de a Apple se ter negado a prestar ajuda.

A empresa alegou que, ao aceder ao pedido das autoridades, colocaria em risco a privacidade de todos os seus dispositivos.

Lusa

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.