sicnot

Perfil

Mundo

Holandês a ser julgado em Lisboa por suspeitas de terrorismo não consta da lista do Daesh

Holandês a ser julgado em Lisboa por suspeitas de terrorismo não consta da lista do Daesh

O holandês suspeito de terrorismo, que está a ser julgado em Lisboa por suspeitas de terrorismo internacional, não consta da lista de 22 mil nomes de combatentes do Daesh. O Ministério Público pede prisão efetiva para Gima Calunga e a decisão do tribunal será conhecido no próximo mês. O homem foi detido no aeroporto de Lisboa há quase dois anos.

  • Suspeito de terrorismo detido em Lisboa com ligações aos jihadistas da Síria
    2:09

    País

    Ficou em prisão preventiva o homem detido numa zona interdita do aeroporto de Lisboa. É suspeito de terrorismo e de ter ligações aos jihadistas da Síria. O cidadão Holandês, nascido em Angola, andava a ser monitorizado pelas autoridades europeias por ter passado por um campo de treinos na Síria. Ontem foi ouvido pelo juíz e vai aguardar o desenrolar do processo na prisão.

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".