sicnot

Perfil

Mundo

Robô vai dar aulas de inglês no Japão

Um exemplar de Pepper, um robô de última geração muito popular no Japão, foi hoje pela primeira vez a um instituto nipónico, numa iniciativa que pretende normalizar a presença destes objetos em salas de aula.

Pepper é o primeiro robô capaz de comunicar e interpretar emoções humanas.

Pepper é o primeiro robô capaz de comunicar e interpretar emoções humanas.

© Nigel Treblin / Reuters

Segundo a rádio japonesa NHK, a presença do Pepper no instituto tem como objetivo familiarizar os alunos com o robô, que já está presente em estabelecimentos comerciais e em bancos. Na área educativa, o instituto Soshi, na prefeitura de Fukushima, vai igualmente servir-se do robô para melhorar a capacidade dos alunos de falarem inglês.

Pepper é o primeiro robô capaz de comunicar e interpretar emoções humanas, está à venda para usos domésticos a um preço base de 128.00 yenes (cerca de 1.600 euros) e a intenção do fabricante é de poder usá-lo, no futuro, nos setores da saúde, educação ou ainda atendimento ao público.

O autómato utiliza uma tecnologia desenvolvida pela Cocoro SB Corp que permitiu gerar artificialmente as emoções do robot e foi concebido pelo gigante nipónico das telecomunicações SoftBank e pela companhia francesa de robótica Aldebaran Robotics.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.