sicnot

Perfil

Mundo

Comboio "invisível" vai percorrer o Japão em 2018

Um comboio que fica camuflado na paisagem vai começar a percorrer o Japão em 2018.

Kazuyo Sejima

Desenhado por um dos mais proeminentes arquitetos japoneses, Kazuyo Sejima, o comboio é construído com materiais semi-transparentes e que refletem o exterior, "integrando" a paisagem que o rodeia.

Este comboio "viaja pelas mais diversas paisagens, desde as montanhas de Chichibu ao centro de Tóquio e pensei que seria bom que pudesse coexistir pacificamente com o cenário", explicou Kazuyo Sejima à Newsweek. O design já tinha sido utilizado pelo arquiteto no Le Louvre Lens Museum em França.

O arquiteto, co-fundador com Ryue Nishizawa do atelier SANAA, conhecido por utilizar a luz e o espaço nos projetos, foi convidado a desenhar o novo comboio para as celebrações do 100º aniversário do grupo Seibu, proprietário dos caminhos de ferro que funcionam nos municípios de Tóquio e Saitama.

Entre as obras mais conhecidas de Sejima e Nishizawa estão o Novo Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque, o Serpentine Pavillion em Londres, o Centro Rolex em Lausana, Suíça, o Glass Pavillion do Museu de Arte de Toledo, nos EUA e o Edifício Christian Dior em Tóquio. A dupla foi galardoada com o nobel da arquitetura, o Prémio Pritzker, em 2010.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.