sicnot

Perfil

Mundo

Controlador admite estar a jogar no telemóvel antes de colisão de comboios na Alemanha

A hipótese de erro humano já tinha sido avançada pelos media alemães como causa da colisão de comboios em Bad Aibling, sul da Alemanha, que causou 11 mortos e mais de 80 feridos. Um controlador de tráfego ferroviário sob investigação admitiu, esta terça-feira, que estava a jogar no telemóvel, o que terá contribuído para uma falha grave que terá originado o acidente.

Matthias Schrader

A notícia foi avançada pelo procurador que interrogou o suspeito. O funcionário "ligou o telemóvel durante o turno na manhã do acidente e esteve a jogar até pouco antes de ocorrer a colisão", referiu o procurador. A investigação não encontrou qualquer falha técnica no sistema que regula a circulação ferroviária.

O funcionário do posto de controlo não assume que o facto de estar a jogar tenha perturbado o seu desempenho, mas a investigação refere que tendo em conta o período de tempo em que esteve a jogar conclui-se que não terá prestado a devida atenção às indicações que é responsável por dar aos maquinistas. O controlador de tráfego ferroviário terá, assim, terá dado informação errada, o que fez com que os dois comboios circulassem na mesma linha e viessem a chocar de frente.

O acidente ocorreu a 9 de fevereiro deste ano, cerca das 7:00 (6:00 em Lisboa), na linha que liga Rosenheim a Holzkirchen, entre dois comboios regionais.

De acordo com a imprensa alemã, a sinalização automática foi desativada "para deixar passar um comboio atrasado", ou seja, a primeira composição implicada no acidente, numa zona em que a via é única até ao ponto onde os carris se separam novamente para formar duas vias.

O segundo comboio entrou manualmente na mesma via em sentido inverso, "apesar do sinal estar vermelho", antes de o primeiro comboio ter atingido a zona de separação das vias, avançaram os jornais alemães. Markus Hecht, um especialista em transportes ferroviários questionado pelo jornal Bild, indicou que esta manobra "tem como efeito desativar a travagem de emergência" do sistema PZB 90, usado na Alemanha desde um acidente idêntico em 2011.

  • Colisão de comboios na Alemanha faz pelo menos 9 mortos e 150 feridos
    1:35

    Mundo

    Pelo menos nove pessoas morreram e 150 ficaram feridas numa colisão entre dois comboios que ocorreu ao início da manhã, na Alemanha. O balanço de vitimas mortais poderá ainda aumentar, dado que cerca de 50 feridos estão em estado grave. O acidente ocorreu na localidade Bad Aibling, no estado da Baviera, cerca de 60 quilómetros a sudeste de Munique, pelas 7:00 locais (6:00 em Lisboa).

  • Cavaco apela ao voto contra a eutanásia
    1:09

    País

    A eutanásia será discutida no Parlamento na terça-feira e os deputados do PS e PSD terão liberdade de voto. O PCP e CDS já se anteciparam e garantem que vão votar contra. Cavaco Silva é outra voz crítica em relação a esta questão. O ex-Presidente da República diz que é a decisão mais grave que os deputados podem tomar e apela que nas legislativas de 2019 não se vote nos partidos que forem a favor da morte medicamente assistida.

  • Papa terá pedido a bispos que rejeitem seminaristas homossexuais
    1:15
  • Duquesa de Sussex já tem brasão

    Harry & Meghan

    O Palácio de Kensington apresentou esta sexta-feira o brasão da Duquesa de Sussex, Meghan Markle. O brasão foi criado pelo College of Arms mas teve a ajuda da duquesa para que este fosse "pessoal e representativo".

    SIC

  • Moradores de Lake Worth recebem alerta para invasão de mortos-vivos

    Mundo

    E se de repente recebesse uma mensagem que alertava que a sua cidade estava a ser atacada por mortos-vivos? Foi o que aconteceu com os moradores da cidade norte-americana de Lake Worth, que foram surpreendidos durante a madrugada por uma mensagem de emergência dos serviços estatais, que os avisava de "atividade extrema de mortos-vivos".

    SIC