sicnot

Perfil

Mundo

Chimpanzé capturado após fugir de zoo no Japão

Chimpanzé capturado após fugir de zoo no Japão

Um chimpanzé que conseguir escapar de um zoológico no norte do Japão foi capturado depois de ter sido atingido por um dardo tranquilizante, caindo dos cabos de eletricidade onde estava pendurado. Pelo meio, o animal ainda tentou agredir o veterinário. O momento da captura foi testemunhado por muitos e registado em vídeo.

Chacha, um chimpanzé macho de 24 anos de idade, foi dado como desaparecido do Zoo de Yagiyama ontem de manhã. O primata foi visto por várias pessoas a vaguear nas ruas nos arredores.

Para capturar o animal, entretanto "cercado" quando estava pendurado num poste de eletricidade, as autoridades recorreram a uma plataforma elevatória e um veterinário usou uma arma tranquilizante. O tiro foi bem sucedido, mas Chacha ainda tentou ripostar.

Minutos depois, Chacha acabou por sacumbir ao efeito do traquilizante e caiu dos cabos onde estava pendurado, mas a queda foi amparada por funcionários do zoológico, preparados com redes e lencóis.

Apesar da queda, aparentemente doloroso, a imprensa local garante que Chacha está completamente recuperado.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.