sicnot

Perfil

Mundo

Novo balanço do sismo no Equador contabiliza 246 mortos

Um novo balanço sobre o sismo que atingiu hoje o Equador contabiliza 246 mortos e 2.527 feridos, revelou o vice-presidente equatoriano, Jorge Glas.

© Guillermo Granja / Reuters

Em declarações aos jornalistas em Manta, uma das localidades afetadas pelo sismo, Jorge Glas admitiu que existe uma lista de pessoas desaparecidas, mas não quantificou.

De acordo com a agência France-Presse, entre as vítimas mortais há dois canadianos.

A costa norte do Equador foi atingida às 18:58 de sábado (00:58 de domingo em Lisboa) por um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter.

O terramoto foi registado a dez quilómetros de profundidade e com o epicentro a cerca de 173 quilómetros da capital, Quito.

Jorge Glas disse que este foi o pior sismo que o Equador sentiu em décadas.

Entre as localidades mais afetadas está Pedernales, onde o presidente de câmara, Gabriel Alcivar, afirmou que podem ter morrido pelo menos 400 pessoas, muitas delas turistas que podem estar soterradas nos escombros de alguns dos 40 hotéis que colapsaram.

"Precisamos de ajuda, de medicamentos, água e comida para ajudar as pessoas", disse.

Venezuela, Espanha, Estados Unidos, a Cruz Vermelha e o Fundo Monetário Internacional já prontificaram ajuda no terreno.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.