sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 7,8 no Equador, pelo menos 77 mortos

Pelo menos 77 pessoas morreram e 588 ficaram feridas após um sismo de magnitude 7,8, na escala de Richter, que sacudiu o oeste do Equador.

twitter.com/heliosesteban

twitter.com/dapiced

USGC

Última atualização às 8:31

Subiu para 77 o número de vítimas mortais, segundo o último balanço oficial, avançado pelo vice-presidente do Equador.

O estado de emergência foi declarado, bem como o alerta de mobilização para manter a população afastada da costa marítima.

O terramoto, registado às 18:58 (00:58 em Lisboa), que teve o epicentro localizado a dez quilómetros de profundidade, ocorreu a cerca de 173 quilómetros da capital do Equador, Quito, e a apenas 28 quilómetros de Muisne, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O aeroporto de Manta foi forçado a encerrar após a queda de uma torre de controlo ter ferido um oficial da força aérea.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico chegou a emitir um alerta, entretanto reduzido à costa do Equador.

Com Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.