sicnot

Perfil

Mundo

Monumentos em Londres tapados com máscaras contra poluição do ar

Ativistas da Greenpeace taparam vários monumentos de Londres com máscaras faciais, em protesto contra a poluição atmosférica.

reuters

© Toby Melville / Reuters

reuters

reuters

São várias as estátuas e monumentos que hoje estão "mascaradas" e, Londres, entre eles a de Oliver Cromwell, no Parlamento, ou o Victoria Memorial em frente ao Buckingham palace.

"As monitorizações mostram que, se estas estátuas fossem pessoas, muitas estariam a respirar ar com níveis perigosos, ilegais de poluição. Por isso lhe pusemos máscaras faciais. Muitos milhões de londrinos, incluindo crianças, respiram o mesmo ar", diz Areeba Hamid, um dos ativistas. E acrescenta: "dar às pessoas máscaras faciais não é a solução. Em vez disso, precisamos de ver uma ação política real do novo presidente da câmara".

Uma das medidas que os ativistas defendem é a criação de uma zona de "ar limpo" na cidade, livre de emissões de dióxido de carbono.

De acordo com a Greenpeace, a poluição do ar encurta a vida de "40 mil pessoas por ano".

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.