sicnot

Perfil

Mundo

Neutralizado túnel entre Faixa de Gaza e sul de Israel

O exército israelita anunciou hoje ter descoberto e "neutralizado" um túnel que liga a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico fundamentalista Hammas, ao sul de Israel.

No decorrer do conflito, 32 destes túneis podem ter sido usados para a infiltração de comandos palestinianos, antes de terem sido destruídos.

No decorrer do conflito, 32 destes túneis podem ter sido usados para a infiltração de comandos palestinianos, antes de terem sido destruídos.

© Amir Cohen / Reuters (Arquivo)

Este túnel, que se estende ao longo de várias centenas de metros em território israelita, é o primeiro a ser descoberto depois da guerra travada pelo exército israelita na Faixa de Gaza em 2014.

No decorrer daquele conflito, 32 destes túneis podem ter sido usados para a infiltração de comandos palestinianos, antes de terem sido destruídos.

O porta-voz do exército israelita, Peter Lerner, acusou o Hammas da construção do túnel que se estende por várias centenas de metros até Israel e que não tem saída, mas não especificou como este foi "neutralizado", adiantando apenas que a operação foi realizada "no início da semana".

"Este túnel foi o primeiro a ser descoberto desde o final da guerra de 2014. Foi construído pelo Hammas de forma a infiltrar e executar ataques terroristas contra o povo das comunidades do sul e forças militares naquela área", disse Lerner aos jornalistas,

Israel lançou em 2014 uma operação em Gaza, dirigida pelo movimento Hammas, com o objetivo de suster o disparo de 'rockets' e destruir os túneis para Israel.

Foi a terceira guerra em Gaza desde 2008 e o mais longo, mais mortal e mais destrutivo, tendo matado 2.251 palestinianos, enquanto mais de 10.000 ficaram feridos e 100.000 ficaram sem casa.

No lado israelita, 73 pessoas foram mortas, 67 dos quais soldados. Mais de 1.600 ficaram feridos, de acordo com as Nações Unidas.

Nos últimos meses tem ocorrido uma série de colapsos nos túneis de Gaza, incluindo aqueles que se estendem até ao Egito, tendo morrido vários habitantes de Gaza, inclusivamente.

Os túneis para o Egito são geralmente usados para contrabando para dentro e fora da Faixa de Gaza, que está sob um bloqueio israelita. A fronteira do Egito com Gaza encontra-se fechada.

Lusa

  • As IPSS são estruturantes no país. Fazem o que Estado não faz porque não pode, não quer, ou não chega a tudo. Chama-se sociedade civil a funcionar. E o Estado subsidia, ajuda, (com)participa, apoia. Nada contra. A questão é quando as IPSS e outras instituições, fundações, associações, federações e quejandas se tornam verdadeiras "indústrias".

    Pedro Cruz

  • O ano "saboroso" de António Costa
    0:51

    País

    António Costa diz que 2017 foi um ano "saboroso" para Portugal. Num encontro com funcionários portugueses, em Bruxelas, antes do Conselho Europeu desta quinta-feira, o primeiro-ministro realçou o que o país conquistou no último ano, no plano europeu, e que culminou com a eleição de Mário Centeno para a Presidência do Eurogrupo.

  • Os Simpsons já sabiam em 1998 que a Fox iria pertencer à Disney

    Cultura

    Os Simpsons acertaram outra vez. Algo que tem acontecido regularmente nos últimos tempos, com a eleição de Donald Trump, o aparecimento do vírus Ébola ou o escândalo dos Panama Papers. Desta vez, a previsão remonta a 1998, quando a série previu que a 20th Century Fox iria pertencer à Disney.

    SIC