sicnot

Perfil

Mundo

Sobem de tom protestos contra candidato presidencial filipino após "piada" sobre violação

O candidato presidencial filipino Rodrigo Duterte está a enfrentar uma "tempestade" de protestos, depois da publicação de um vídeo no qual faz uma "piada" sobre uma vítima de violação que foi assassinada.

reuters

No vídeo, vê-se Duterte e alguns apoiantes a falar sobre o caso da violação de uma mulher, por colegas da prisão, em 1989, quando ele era presidente da Câmara da cidade de Davao.

Duterte diz que a missionária era tão bonita que o "presidente da câmara devia ter sido o primeiro".

Um comentário que reflete a "falta de ajustamento à presidência" e a "falta de respeito pelas mulheres" do candidato, de acordo com o porta-voz do Presidente, Benigno Aquino.

O rival vice-presidente Jejomar Binay classifica os comentários de "revoltantes".

Já a Human Roghts Watch diz que os comentários "foram um apoio nojento da violência sexual", pelo que Duterte deveria ser fortemente condenado.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.