sicnot

Perfil

Mundo

Sobem de tom protestos contra candidato presidencial filipino após "piada" sobre violação

O candidato presidencial filipino Rodrigo Duterte está a enfrentar uma "tempestade" de protestos, depois da publicação de um vídeo no qual faz uma "piada" sobre uma vítima de violação que foi assassinada.

reuters

No vídeo, vê-se Duterte e alguns apoiantes a falar sobre o caso da violação de uma mulher, por colegas da prisão, em 1989, quando ele era presidente da Câmara da cidade de Davao.

Duterte diz que a missionária era tão bonita que o "presidente da câmara devia ter sido o primeiro".

Um comentário que reflete a "falta de ajustamento à presidência" e a "falta de respeito pelas mulheres" do candidato, de acordo com o porta-voz do Presidente, Benigno Aquino.

O rival vice-presidente Jejomar Binay classifica os comentários de "revoltantes".

Já a Human Roghts Watch diz que os comentários "foram um apoio nojento da violência sexual", pelo que Duterte deveria ser fortemente condenado.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Menina mexicana encontrada viva sob os escombros nunca existiu
    2:24

    Mundo

    As autoridades mexicanas desmentiram a existência de uma menina de 12 anos sob os escombros da escola da capital. Frida Sofia afinal não existe e ainda ninguém assumiu quem fez circular a notícia. O sismo de magnitude 7,1 fez mais de 290 mortos e mais de 40 pessoas continuam desaparecidas.