sicnot

Perfil

Mundo

"Fique parado nas escadas rolantes" apela o metro de Londres

Para descongestionar uma das mais movimentadas estações do metro de Londres está em curso uma experiência: pedir aos passageiros que não andem nas escadas rolantes e que fiquem parados enquanto sobem.

© Kevin Coombs / Reuters

A Transportes para Londres (TfL), a empresa que gere o metro da capital britânica, está a pedir aos utilizadores da Holborn Station que não subam os 23,4 metros de degraus das sete escadas rolantes desta estação. Uma experiência em novembro revelou que o congestionamento foi reduzido em 30%.

É convenção já secular no metro de Londres que quem queira ficar parado nas escadas se encoste à direita, deixando livre o lado esquerdo para quem queira subir os degraus. Mas nesta estação em particular, são muito raros aqueles que querem andar, pelo que a fila do lado direito fica enorme.

Na anterior experiência em que as pessoas ocuparam os dois lados de cada degrau, refere a TfL, numa hora de ponta estavam 16220 pessoas a ocupar todas as escadas rolantes, enquanto em circunstâncias normais estariam 12745.

Mas o hábito de se manter parado à direita está tão enraizado que é preciso convencer os londrinos a mudar de comportamento. A empresa recorreu ao departamento de ciência comportamental da London School of Economics para elaborar mensagens pedagógicas no metro.

Os métodos vão incluir instruções diretas do pessoal, sinais eletrónicos com mensagens ou desenhos de mãos nos corrimãos.

A TfL promete no entanto deixar livre uma das três escadas rolantes que sobem lado a lado para os corajosos que se aventurarem a subir os 23,4 metros de degraus.

  • Aluno abre fogo em escola brasileira, pelo menos dois mortos

    Mundo

    Um aluno de 14 anos disparou vários tiros esta sexta-feira numa escola particular, em Goiânia, no Brasil. De acordo com o Globo, dois estudantes morreram e outros quatro ficaram feridos com gravidade. O aluno do 8.º ano foi detido pelas autoridades.

  • Um morto e sete feridos em ataque com faca na Polónia

    Mundo

    Um homem atacou esta sexta-feira várias pessoas com uma faca, num centro comercial em Stalowa Wola, na Polónia. Segundo as autoridades, uma pessoa morreram e sete ficaram feridas. O atacante foi preso pela polícia, depois de ser detido por alguns cidadãos que estavam no centro comercial.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão