sicnot

Perfil

Mundo

Identificados sinais de envio de combatentes do Daesh para Europa

A Organização de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM) belga afirmou hoje que existem sinais de que combatentes dos extremistas do Estado Islâmico foram enviados para a Europa, incluindo a Bélgica.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Yves Herman / Reuters

O OCAM, citado pela imprensa local, informou manter-se, na Bélgica, o alerta de nível 3, uma vez que os "riscos se mantém presentes".

A organização não indicou quaisquer nomes dos combatentes do grupo que reivindicou os atentados de 22 de março, perpetrados por três bombistas suicidas no aeroporto e no metro de Bruxelas.

Nos ataques morriam 32 pessoas e ficaram feridas mais de 300.

Por seu lado, o presidente da câmara do comércio de Bruxelas, Olivier Willocx, alertou hoje que 10 mil empregos podem estar ameaçados na capital belga, sobretudo na restauração, na sequência dos atentados e do encerramento do aeroporto.

Nomeando "quatro calamidades", Willocx indicou o plano para fechar ao trânsito o centro, o encerramento de túneis, as ameaças terroristas em novembro e os atentados de março.

O responsável apelou a um regresso da normalidade o mais depressa possível, já que os turistas "não se atrevem a vir a Bruxelas".

"Devemos mostrar que a Bélgica é segura. De fora olham para a nossa capacidade de nos regenerar. Como os outros, conseguiremos, mas a questão é a que velocidade", questionou na imprensa belga.

  • "Não vou ceder, não vou render-me, não vou desistir da candidatura"
    2:02
  • Obama, Presidente francês?
    1:55

    Mundo

    A resposta é óbvia, mas não demoveu quatro franceses, descontentes com os candidatos às Presidenciais no seu país. A ideia começou como brincadeira, mas já recolheu 43 mil assinaturas. 

  • Trump apanhado a ensaiar no carro
    1:08
  • Mulheres democratas de branco para mostrar que não abdicam dos diretos conquistados

    Mundo

    Uma "mancha branca" sobressaiu esta terça-feira no Congresso norte-americano, durante o primeiro discurso de Donald Trump. A maioria das 66 mulheres representantes e delegadas do Partido Democrata vestiram-se de branco, num ato simbólico a fazer recordar o movimento sufragista feminino, que encorajava as apoiantes a vestirem-se de branco. Tal como então, a cor da pureza foi agora recuperada, desta feita para mostrar a Trump que as mulheres não abdicam dos direitos conquistados no início do século XX.

  • Treinador do "The Biggest Loser" teve ataque cardíaco

    Mundo

    Foi o próprio Bob Harper que partilhou a notícia no seu Instagram. O ex-treinador do famoso programa de televisão sofreu um ataque cardíaco enquanto treinava no ginásio. Esteve oito dias internado mas, felizmente, já está em casa a recuperar.

  • Prisões recebem manual para lidar com fugas
    2:07

    País

    O Governo vai fazer o maior investimento de sempre nos serviços prisionais. São 2.600 milhões de euros para reforçar a segurança nas prisões. Entretanto. já foi distribuído um manual de procedimentos em caso de fuga.