sicnot

Perfil

Mundo

Identificados sinais de envio de combatentes do Daesh para Europa

A Organização de Coordenação para a Análise da Ameaça (OCAM) belga afirmou hoje que existem sinais de que combatentes dos extremistas do Estado Islâmico foram enviados para a Europa, incluindo a Bélgica.

(Arquivo/Reuters)

(Arquivo/Reuters)

© Yves Herman / Reuters

O OCAM, citado pela imprensa local, informou manter-se, na Bélgica, o alerta de nível 3, uma vez que os "riscos se mantém presentes".

A organização não indicou quaisquer nomes dos combatentes do grupo que reivindicou os atentados de 22 de março, perpetrados por três bombistas suicidas no aeroporto e no metro de Bruxelas.

Nos ataques morriam 32 pessoas e ficaram feridas mais de 300.

Por seu lado, o presidente da câmara do comércio de Bruxelas, Olivier Willocx, alertou hoje que 10 mil empregos podem estar ameaçados na capital belga, sobretudo na restauração, na sequência dos atentados e do encerramento do aeroporto.

Nomeando "quatro calamidades", Willocx indicou o plano para fechar ao trânsito o centro, o encerramento de túneis, as ameaças terroristas em novembro e os atentados de março.

O responsável apelou a um regresso da normalidade o mais depressa possível, já que os turistas "não se atrevem a vir a Bruxelas".

"Devemos mostrar que a Bélgica é segura. De fora olham para a nossa capacidade de nos regenerar. Como os outros, conseguiremos, mas a questão é a que velocidade", questionou na imprensa belga.

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.