sicnot

Perfil

Mundo

Leões homossexuais captados em foto são afinal macho e fémea

As fotografias que a semana passada se tornaram virais nas redes sociais, de dois leões a acasalar, no Botswana, escondem, afinal, uma verdade inesperada: os dois animais parecem de facto machos, mas um deles é uma fémea, apesar da juba.

Nicole Cambre

Nicole Cambré, uma fotógrafa belga premiada pela National Geographic em 2014, fotografou o mês passado dois leões supostamente a acasalar, no Botswana.

As imagens tornaram-se virais a semana passada e suscitaram comentários sobre a homossexualidade nos animais. O Huffington Post chegou mesmo a citar um estudo de Yale, segundo o qual a escolha pelo mesmo sexo atinge cerca de 10% das espécies animais.

A National Geographic esclarece, no entanto, que os dois "leões" serão, afinal, um macho e uma fémea. De acordo com Kathleen Alexander, especialista em leões africanos e professora universitária, é frequente as leoas do Botswana terem jubas. A ideia é reiterada por Luke Hunter, presidente do Grupo de Conservação de Felinos Panthera. Hunter explica que as leoas deste país têm a uma pré-disposição genética para o fenómeno.

"A contribuição genética do esperma - que determina o sexo dos fetos na maioria dos mamíferos - foi provavelmente aberrante, dando origem a uma fémea com algumas características masculinas. Em alternativa, e provavelmente, o problema terá ocorrido durante a gestação, s eo feto tiver sido exposto a níveis crescentes de de hormonas masculinas como a testosterona", explica.

Se uma mãe-leoa tiver níveis anormais de hormonas masculinas durante a gravidez, a sua cria fémea pode vir a ser "masculinizada" - uma situação que por vezes também acontece nas pessoas, esclarece.

  • Samaris suspenso por três jogos

    Desporto

    O internacional grego do Benfica Samaris foi castigado com três jogos de suspensão pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, após ter sido instaurado um auto de flagrante delito por parte da Comissão de Instrutores.

    Em atualização

  • Costa de Metro de Odivelas para Lisboa para relembrar corrida entre burro e Ferrari
    2:55

    Autárquicas 2017

    António Costa começou hoje o dia de campanha em Odivelas, para uma viagem de Metro até Lisboa, em que recordou a célebre corrida entre um burro e um Ferrari que protagonizou em 1993 quando foi canditado do PS à Câmara de Loures. Foi nesta cidade, onde ontem à noite, que desferiu um violento ataque a Pedro Passos Coelho, acusando-o de transformar o PSD num partido que não é digno de um Estado democrático.

  • O aeroporto de Beja, um "elefante branco" na planície alentejana
    4:33
  • Paciente há 15 anos em estado vegetativo consegue seguir objetos e mexer a cabeça

    Mundo

    Um homem de 35 anos, que ficou em estado vegetativo após um acidente de viação há 15 anos, deu sinais de consciência depois de lhe ter sido aplicada uma nova técnica de estimulação nervosa. Cirurgiões implantaram no paciente um pequeno aparelho que estimula o nervo vago, responsável pela ligação nervosa entre o cérebro e o resto do corpo. A intervenção aconteceu em França e a descoberta foi publicada na revista científica Current Biology.