sicnot

Perfil

Mundo

Leões homossexuais captados em foto são afinal macho e fémea

As fotografias que a semana passada se tornaram virais nas redes sociais, de dois leões a acasalar, no Botswana, escondem, afinal, uma verdade inesperada: os dois animais parecem de facto machos, mas um deles é uma fémea, apesar da juba.

Nicole Cambre

Nicole Cambré, uma fotógrafa belga premiada pela National Geographic em 2014, fotografou o mês passado dois leões supostamente a acasalar, no Botswana.

As imagens tornaram-se virais a semana passada e suscitaram comentários sobre a homossexualidade nos animais. O Huffington Post chegou mesmo a citar um estudo de Yale, segundo o qual a escolha pelo mesmo sexo atinge cerca de 10% das espécies animais.

A National Geographic esclarece, no entanto, que os dois "leões" serão, afinal, um macho e uma fémea. De acordo com Kathleen Alexander, especialista em leões africanos e professora universitária, é frequente as leoas do Botswana terem jubas. A ideia é reiterada por Luke Hunter, presidente do Grupo de Conservação de Felinos Panthera. Hunter explica que as leoas deste país têm a uma pré-disposição genética para o fenómeno.

"A contribuição genética do esperma - que determina o sexo dos fetos na maioria dos mamíferos - foi provavelmente aberrante, dando origem a uma fémea com algumas características masculinas. Em alternativa, e provavelmente, o problema terá ocorrido durante a gestação, s eo feto tiver sido exposto a níveis crescentes de de hormonas masculinas como a testosterona", explica.

Se uma mãe-leoa tiver níveis anormais de hormonas masculinas durante a gravidez, a sua cria fémea pode vir a ser "masculinizada" - uma situação que por vezes também acontece nas pessoas, esclarece.

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • "A Venezuela sofreu um Madurazo"
    0:32
  • "Leiam os meus lábios. Não!"
    0:12

    Mundo

    Vladimir Putin participou esta quinta-feira numa conferência, no Ártico. Questionado sobre se a Rússia tinha interferido nas últimas eleições dos Estados Unidos da América, o Presidente voltou a negar qualquer interferência, com uma frase que pensava pertencer a Ronald Reagan, mas que na verdade foi proferida por George Bush.

  • A provocação de Juncker a Trump
    0:40

    Mundo

    Jean-Claude Juncker lançou esta quinta-feira uma provocação a Donald Trump. No último dia do congresso do PPE, o presidente da Comissão Europeia disse que, se Trump incentivar outros países a sair da União Europeia, ele próprio vai apoiar a independência do Ohio e do Texas