sicnot

Perfil

Mundo

Leões homossexuais captados em foto são afinal macho e fémea

As fotografias que a semana passada se tornaram virais nas redes sociais, de dois leões a acasalar, no Botswana, escondem, afinal, uma verdade inesperada: os dois animais parecem de facto machos, mas um deles é uma fémea, apesar da juba.

Nicole Cambre

Nicole Cambré, uma fotógrafa belga premiada pela National Geographic em 2014, fotografou o mês passado dois leões supostamente a acasalar, no Botswana.

As imagens tornaram-se virais a semana passada e suscitaram comentários sobre a homossexualidade nos animais. O Huffington Post chegou mesmo a citar um estudo de Yale, segundo o qual a escolha pelo mesmo sexo atinge cerca de 10% das espécies animais.

A National Geographic esclarece, no entanto, que os dois "leões" serão, afinal, um macho e uma fémea. De acordo com Kathleen Alexander, especialista em leões africanos e professora universitária, é frequente as leoas do Botswana terem jubas. A ideia é reiterada por Luke Hunter, presidente do Grupo de Conservação de Felinos Panthera. Hunter explica que as leoas deste país têm a uma pré-disposição genética para o fenómeno.

"A contribuição genética do esperma - que determina o sexo dos fetos na maioria dos mamíferos - foi provavelmente aberrante, dando origem a uma fémea com algumas características masculinas. Em alternativa, e provavelmente, o problema terá ocorrido durante a gestação, s eo feto tiver sido exposto a níveis crescentes de de hormonas masculinas como a testosterona", explica.

Se uma mãe-leoa tiver níveis anormais de hormonas masculinas durante a gravidez, a sua cria fémea pode vir a ser "masculinizada" - uma situação que por vezes também acontece nas pessoas, esclarece.

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11