sicnot

Perfil

Mundo

Leões homossexuais captados em foto são afinal macho e fémea

As fotografias que a semana passada se tornaram virais nas redes sociais, de dois leões a acasalar, no Botswana, escondem, afinal, uma verdade inesperada: os dois animais parecem de facto machos, mas um deles é uma fémea, apesar da juba.

Nicole Cambre

Nicole Cambré, uma fotógrafa belga premiada pela National Geographic em 2014, fotografou o mês passado dois leões supostamente a acasalar, no Botswana.

As imagens tornaram-se virais a semana passada e suscitaram comentários sobre a homossexualidade nos animais. O Huffington Post chegou mesmo a citar um estudo de Yale, segundo o qual a escolha pelo mesmo sexo atinge cerca de 10% das espécies animais.

A National Geographic esclarece, no entanto, que os dois "leões" serão, afinal, um macho e uma fémea. De acordo com Kathleen Alexander, especialista em leões africanos e professora universitária, é frequente as leoas do Botswana terem jubas. A ideia é reiterada por Luke Hunter, presidente do Grupo de Conservação de Felinos Panthera. Hunter explica que as leoas deste país têm a uma pré-disposição genética para o fenómeno.

"A contribuição genética do esperma - que determina o sexo dos fetos na maioria dos mamíferos - foi provavelmente aberrante, dando origem a uma fémea com algumas características masculinas. Em alternativa, e provavelmente, o problema terá ocorrido durante a gestação, s eo feto tiver sido exposto a níveis crescentes de de hormonas masculinas como a testosterona", explica.

Se uma mãe-leoa tiver níveis anormais de hormonas masculinas durante a gravidez, a sua cria fémea pode vir a ser "masculinizada" - uma situação que por vezes também acontece nas pessoas, esclarece.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..