sicnot

Perfil

Mundo

Obama, Cameron, Merkel e Hollande reúnem-se em Hanôver segunda-feira

A presidência da República francesa anunciou hoje que os líderes dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Itália e França vão reunir-se informalmente na segunda-feira em Hanôver, Alemanha.

© Michael Kappeler / Reuters

Segundo o Governo francês, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros da Itália, Matteo Renzi, e do Reino Unido, David Cameron, vão abordar, enquanto membros do G7, "grandes assuntos internacionais".

O encontro entre Obama e estes quatro líderes de países da União Europeia, acontece como forma de aproveitar a viagem oficial do presidente norte-americano, pelo Reino-Unido e pela Alemanha, depois da prevista passagem em Arábia Saudita.

Sexta-feira, Obama vai encontrar-se com Cameron em Londres e vai inaugurar domingo, com Merkel a Hannover Messe, a principal feira de tecnologia mundial.

Entre os assuntos que se espera que Obama aborde durante a sua viagem europeia estão o combate ao terrorismo, a crise dos refugiados e o caso do referendo britânico quanto à sua permanência na UE.

Na véspera da chegada de Obama ao Reino-Unido, oito ex-secretários norte-americanos do Tesouro consideraram hoje em carta aberta publicada pelo The Times que uma saída do Reino Unido da União Europeia seria uma "aposta arriscada".

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.