sicnot

Perfil

Mundo

Nova réplica de sismo de magnitude 6 atinge o Equador

Uma nova réplica de sismo de magnitude 6 atingiu na quinta-feira a costa do Equador, a mesma zona onde no sábado um abalo de magnitude 7,8 causou mais de 580 mortos.

© Henry Romero / Reuters

O Instituto Geofísico da Escola Politécnica Nacional indicou que o epicentro da réplica se localizou no mar, a cerca de 60 quilómetros de Jama, uma das localidades mais afetadas pelo sismo de sábado, e a menos de dez quilómetros de profundidade.

O sismo foi sucedido por outras réplicas de magnitudes menores, de cerca de 5 graus, e foi sentido também em Quito e noutras regiões do país.

Fonte do instituto indicou que, até ao momento, registaram-se 657 réplicas do sismo principal, que ocorreu às 18:58 de sábado (00:58 de domingo em Lisboa), e cujo epicentro se localizou entre Cojimíes e Pedernales, na província costeira de Manabí (oeste).

O instituto estima que as réplicas continuem por pelo menos uma semana.

Lusa

  • Novo sismo de magnitude 6,1 na costa norte do Equador
    1:23

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter abalou hoje a costa norte do Equador, a mesma zona onde no sábado um terramoto fez quase 500 mortos, anunciou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O abalo sentido na capital, Quitto, e na maior cidade do país, Guayaquil, foi classificado pelo USGS como ligeiro.

  • Os fotogramas que identificaram os autores do ataque em Alcochete 
    2:30

    Crise no Sporting

    A SIC teve acesso às imagens do ataque à Academia do Sporting, em Alcochete, no dia 15 de maio. Os fotogramas registados pelas câmaras de vigilância do centro de treinos fazem parte do processo e foram decisivos para a aplicação da prisão preventiva aos 23 arguidos. No total são 23 minutos de imagens que permitiram identificar os autores dos crimes. 

    Exclusivo SIC

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • Ministro volta a não se comprometer com aumento dos salários
    2:51

    Economia

    O ministro das Finanças diz que a falta de enfermeiros no Hospital de Santa Maria é meramente transitória. Durante a audição no parlamento, o ministro também foi pressionado, à esquerda e à direita, para aumentar os salários na Função Pública, mas voltou a não se comprometer.