sicnot

Perfil

Mundo

Obama "profundamente preocupado" com possível colapso do cessar-fogo na Síria

O Presidente norte-americano Barack Obama manifestou hoje "enorme preocupação" com a perspetiva de um fracasso do cessar-fogo parcial na Síria, em vigor desde finais de fevereiro, e excluiu o envio de tropas terrestes para a Líbia.

© POOL New / Reuters

"Estou profundamente preocupado com a perspetiva do fim da cessação das hostilidades (...) ", disse no decurso de uma conferência de imprensa conjunta em Londres com o primeiro-ministro britânico David Cameron.

"O fim das hostilidades prolongou-se até agora. Mais tempo do que esperava, e durante sete semanas assistimos a uma significativa redução da violência no país e isso permitiu algum alívio à população. Caso se registe o fim das tréguas, vamos tentar em conjunto retomá-las mesmo que continuemos a perseguir o ISIL", disse Obama, numa referência ao grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI), que com a Frente Al-Nursa, o ramo da Al-Qaida na Síria, foi excluído desta trégua entre o regime de Damasco e diversos grupos rebeldes da oposição.

"Sempre fomos muito céticos sobre as ações e motivações de Putin [referência ao Presidente da Rússia Vladimir Putin] na Síria. Juntamente com o Irão, é um destacado apoiante de um regime criminoso", acrescentou.

Na manhã de hoje, o enviado da ONU para a Síria avisou que o frágil cessar-fogo no país atravessa um grave risco caso não sejam adotadas ações urgentes.

A trégua "ainda está em vigor, mas está em grande perigo caso não atuemos depressa", disse Staffan de Mistura, acrescentando que as conversações de paz em Genebra vão prosseguir até quarta-feira.

O cessar-fogo parcial foi negociado pelos Estados Unidos e Rússia e entrou em vigor no dia 27 de fevereiro.

Ao referir-se à instável situação na Líbia, Obama excluiu o envio de tropas terrestres para o país do norte de África.

"Não existe nenhum projeto para [o envio de] tropas terrestres na Líbia", declarou Obama durante a conferência de imprensa.

"Não penso que seja necessário. Não penso que fosse bem acolhido pelo novo governo [líbio]. Isso seria enviar um mau sinal", considerou.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.