sicnot

Perfil

Mundo

Número de combatentes a entrarem no Iraque e na Síria desceu no último ano

O número de combatentes estrangeiros que entram no Iraque e na Síria desceu muito ao longo do último ano, disse hoje o general norte-americano Peter Gersten.

© Ammar Abdullah / Reuters

Falando a jornalistas no Pentágono, Gersten disse que quando chegou a Bagdad há cerca de um ano entre 1.500 e 2.000 combatentes estrangeiros juntavam-se mensalmente às fileiras do grupo extremista Estado Islâmico.

"Agora, após um ano a lutar contra este inimigo, as nossas estimativas diminuíram para 200 (por mês) e vemos atualmente um aumento na taxa de deserção destes combatentes", disse o general.

Cerca de 4.200 membros do Estado Islâmico foram mortos na Síria devido aos bombardeamentos da coligação internacional dirigida pelos Estados Unidos, que começaram há 19 meses, segundo dados divulgados no sábado pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O OSDH indicou que a maioria dos 4.195 combatentes mortos era de nacionalidade estrangeira.

O Observatório crê que o número de mortos nas fileiras dos grupos extremistas é superior à anunciada, devido ao apagão informativo imposto pelos "jihadistas" sobre as baixas nas suas formações.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.