sicnot

Perfil

Mundo

Cigarros eletrónicos deviam ser oferecidos aos fumadores, dizem médicos

Os médicos britânicos dizem que os cigarros eletrónicos deviam ser oferecidos aos fumadores como forma de os ajudar a parar de fumar.

© Stringer . / Reuters

O equivalente britânico à Ordem dos Médicos em Portugal (Royal College of Physicians) afirma que há já muitas provas de que os cigarros eletrónicos são "mais seguros" que fumar e as ajudas para deixar de fumar. Acrescenta ainda que são infundados os receios de que a sua utilização seja uma porta para os cigarros tradicionais.

No que respeita ao efeitos a longo prazo na saúde, os cigarros eletrónicos são 95% mais seguros que os tradicionais. No entanto, tal não significa que não haja riscos, dado que ainda não se sabe quais os efeitos a longo prazo do vapor produzido pelos cigarros eletrónicos.

  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.