sicnot

Perfil

Mundo

Drone que colidiu com avião afinal pode ter sido um saco de plástico

O objeto que colidiu com um avião da British Airways, no dia 17 de abril, quando estava prestes a aterrar no aeroporto londrino de Heathrow, não era um drone, como se suspeitou, anunciou hoje o Governo britânico. Pode ter sido "um saco de plástico ou algo do género", segundo o Ministério dos Transportes.

© Reuters Photographer / Reuters

O piloto do Airbus A320 que transportava 132 passageiros e cinco tripulantes afirmou que o aparelho embateu com um drone mas o ministro-adjunto dos transportes britânico, Patrick McLoughlin, disse que a investigação conclui que "não era um incidente com um drone."

"Fizemos inquéritos preliminares mas a informação disponível sobre o tipo de objeto envolvido era insuficiente," afirmou o porta-voz do Departamento de Investigação sobre Acidentes Aéreos (AAIB na sigla em inglês).

A polícia investigou uma ampla área em Richmond, no sudeste de Londres, por cima da qual o avião passou mas não encontrou nenhum indício de colisão com um drone.

O secretário do Ministério dos Transportes britânico, Robert Goodwill, revelou na semana passada que o objeto em questão pode ter sido "um saco de plástico ou algo do género."

"O piloto tem de se concentrar [no momento da aterragem] em muitas outras coisas, por isso não sabemos exatamente o que viram," acrescentou.

A agência de segurança aérea britânica, a Airprox Board, revelou que entre abril e outubro de 2015 foram evitados à justa 23 acidentes que envolviam drones.

Sob a legislação britânica, os drones não podem, no entanto, ser telecomandados perto de aeroportos ou a altitudes superiores a 122 metros.

Lusa

  • Explosão em restaurante no Canadá causa pelo menos 15 feridos, 3 graves
    0:56

    Mundo

    Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas numa explosão em Mississauga, Ontário, no Canadá. Três vítimas estão em estado grave. Os feridos foram levados para vários hospitais da zona. De acordo com as autoridades, a explosão foi causada por dois homens, com cerca de 20 anos, num restaurante indiano, que fugiram do local depois do ataque. A zona foi evacuada e a polícia está a investigar o caso.

    Em atualização

  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • Juiz impede acesso a informações bancárias e e-mails de António Mexia
    1:50

    País

    No inquérito crime que investiga a EDP, continua um braço de ferro entre o Ministério Público e o juiz de instrução. O magistrado voltou a negar o acesso a informações bancárias e a e-mails de António Mexia, que constavam dos processos da Operação Marquês e do universo Espírito Santo.

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC