sicnot

Perfil

Mundo

Drone que colidiu com avião afinal pode ter sido um saco de plástico

O objeto que colidiu com um avião da British Airways, no dia 17 de abril, quando estava prestes a aterrar no aeroporto londrino de Heathrow, não era um drone, como se suspeitou, anunciou hoje o Governo britânico. Pode ter sido "um saco de plástico ou algo do género", segundo o Ministério dos Transportes.

© Reuters Photographer / Reuters

O piloto do Airbus A320 que transportava 132 passageiros e cinco tripulantes afirmou que o aparelho embateu com um drone mas o ministro-adjunto dos transportes britânico, Patrick McLoughlin, disse que a investigação conclui que "não era um incidente com um drone."

"Fizemos inquéritos preliminares mas a informação disponível sobre o tipo de objeto envolvido era insuficiente," afirmou o porta-voz do Departamento de Investigação sobre Acidentes Aéreos (AAIB na sigla em inglês).

A polícia investigou uma ampla área em Richmond, no sudeste de Londres, por cima da qual o avião passou mas não encontrou nenhum indício de colisão com um drone.

O secretário do Ministério dos Transportes britânico, Robert Goodwill, revelou na semana passada que o objeto em questão pode ter sido "um saco de plástico ou algo do género."

"O piloto tem de se concentrar [no momento da aterragem] em muitas outras coisas, por isso não sabemos exatamente o que viram," acrescentou.

A agência de segurança aérea britânica, a Airprox Board, revelou que entre abril e outubro de 2015 foram evitados à justa 23 acidentes que envolviam drones.

Sob a legislação britânica, os drones não podem, no entanto, ser telecomandados perto de aeroportos ou a altitudes superiores a 122 metros.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07