sicnot

Perfil

Mundo

Nobel da Economia vai liderar comité para avaliar o sistema financeiro no Panamá

A medida surge na sequência do escândalo financeiro tornado público com os Panama Papers. Um grupo de sete especialistas será liderado pelo Nobel da Economia Joseph Stiglitz.

Nobel das Economia, Joseph Stiglitz

Nobel das Economia, Joseph Stiglitz

© Carlos Jasso / Reuters

O comité independente deverá preparar um relatório até ao fim do ano. Deverá incluir medidas que permitam prevenir atividades ilícitas e ao mesmo tempo proteger o setor financeiro dessa ameaça.

As conclusões deverão ser apresentadas antes da próxima Conferência Internacional Contra a Corrupção, que se realizará no Panamá no início de dezembro.

  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32

    País

    Há cada vez mais homens e idosos a pedirem ajuda à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. Segundo o relatório anual da APAV conhecido esta segunda-feira, foram identificadas quase 10 mil vítimas de violência no ano passado. Cerca de 80% são mulheres casadas e com cerca de 50 anos.