sicnot

Perfil

Mundo

Capturados suspeitos do assassínio de ativista ambiental das Honduras

O Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, felicitou hoje os agentes judiciais do seu país pela captura de quatro presumíveis responsáveis pelo assassínio da defensora dos direitos humanos Berta Cáceres, em 3 de março.

© Jorge Cabrera / Reuters

As autoridades detiveram hoje quatro pessoas, entre as quais um major do Exército, um outro oficial militar, já reformado, e um empregado da empresa Desarrollos Eléctricos S.A. (DESA), à qual Berta Cáceres se tinha oposto vigorosamente.

Berta Cáceres, líder ambientalista e coordenadora do Comité Cívico de Organizações Populares e Indígenas das Honduras (COPINH), foi assassinada a tiro, em casa, na cidade de La Esperanza, no ocidente das Honduras, onde residia.

A Comissão Internacional dos Direitos do Homem reclamava desde 2009 medidas de proteção da líder indígena ameaçada.

Dirigente do COPINH, Cáceres tinha-se feito conhecer pela sua defesa do rio Gualcarque, no noroeste das Honduras, onde a empresa DESA previa construir uma barragem hidroelétrica que ameaçava privar de água centenas de habitantes da região em território indígena lenca.

Lusa

  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.