sicnot

Perfil

Mundo

Papa escreve a Presidente da Venezuela sobre "situação do país"

O Papa Francisco "segue com atenção" a situação na Venezuela e escreveu ao chefe de Estado Nicolás Maduro, disse hoje o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. O padre Lombardi escusou-se a divulgar o conteúdo da carta de Francisco para Maduro, mas afirmou que o Papa escreveu sobre "a situação do país".

Papa recebe Maduro durante a visita do Presidente da Venezuela ao Vaticano, em junho de 2013.

Papa recebe Maduro durante a visita do Presidente da Venezuela ao Vaticano, em junho de 2013.

© POOL New / Reuters

A Venezuela é já há algum tempo uma das preocupações do Vaticano e do Papa, que se referiu ao país, em várias ocasiões, no passado.

Lombardi lembrou uma das últimas intervenções de Jorge Bergoglio, no Domingo de Páscoa, antes da benção "Urbi et Orbi", apelou ao diálogo na Venezuela perante "as difíceis condições em que vive a população".

Francisco pediu a quem "tem nas mãos o destino do país" para "trabalhar a favor do bem comum, procurando espaços de diálogo e de colaboração entre todos".

O Papa defendeu a "cultura do encontro, a justiça e o respeito recíproco" para "garantir o bem-estar espiritual e material" dos venezuelanos.

O Vaticano, que desempenhou um papel fundamental no restabelecimento das relações entre os governos dos Estados Unidos e Cuba, também quer contribuir para a paz na Venezuela, tal como afirmou em abril passado o núncio no país, monsenhor Aldo Giordano.

"Estou aqui para comunicar ao país o afeto, a proximidade do papa Francisco, o Papa é um protagonista da paz no mundo e estamos aqui para colaborar para a paz no nosso querido país (...) a nunciatura está aqui para contribuir para o bem do povo da Venezuela", disse, na altura, Giordano, de acordo com um comunicado.

  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Passageiros do voo da Southwest Airlines usaram as máscaras de oxigénio ao contrário

    Mundo

    Uma pessoa morreu e sete outras ficaram feridas esta terça-feira depois de um avião da Southwest Airlines ter aterrado de emergência no aeroporto de Filadélfia, nos Estados Unidos. Ao longo da semana várias pessoas ligadas à aviação fizeram comentários sobre a forma como os passageiros utilizaram as máscaras de oxigénio, como é o caso de Bobby Laurie, um ex-comissário de bordo.

    SIC

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Cultura

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
    5:16