Human Rights Watch denuncia más condições prisionais dos ativistas angolanos
03.05.2016 11h04
A organização Human Rights Watch, um mês após a condenação dos 17 ativistas angolanos, afirma hoje que a liberdade de expressão em Angola é "ainda uma miragem" e denuncia as más condições prisionais no país.

Ativistas angolanos, no Tribunal de Benfica, em Luanda.Novembro de 2015.
PAULO JULIÃO/LUSA
"Os ativistas terão de continuar a enfrentar as más condições nas prisões de Angola. Celas sobrelotadas, falta de água potável e violência são apenas alguns dos desafios que muitos detidos enfrentam diariamente em Angola", escreve hoje Zenaida Machado da Divisão África num comunicado da Human Rights Watch.
A organização de defesa dos direitos humanos recorda que os advogados dos ativistas, condenados a penas de prisão efetiva, recorreram da condenação sob os argumentos da decisão do tribunal de Luanda ser inconstitucional e de violar os direitos fundamentais dos 17 jovens que aguardam nas cadeias a decisão sobre o recurso.
"Talvez a prisão dos ativistas possa ajudar a focar a precariedade das condições das prisões, mas isso passaria por tentar encontrar um ponto positivo nesta nuvem escura que paira sobre o respeito pelos direitos humanos em Angola", sublinha a Human Rights Watch referindo-se às condições prisionais dos detidos.
Segundo a organização, a construção de novas prisões no país não resolve as principais razões relacionadas com a sobrelotação e as condições prisionais: "o elevado número de detenções arbitrárias, o prolongamento da prisão preventiva e o arrastamento dos procedimentos judiciais".
A relatora da Human Rights Watch refere no mesmo comunicado que, no mês de abril, um grupo de membros dos partidos da oposição angolana visitaram os ativistas que se encontram na prisão de Viana, arredores de Luanda.
"Rosa Conde e Laurinda Gouveia, as duas únicas mulheres do grupo exibiram sorrisos corajosos, mas não conseguiram conter as lágrimas quando abraçaram os visitantes", recorda Zenaida Machado, sublinhando que os jovens afirmaram que foram punidos injustamente.
O comunicado da organização não-governamental refere que "os ativistas nunca deveriam ter sido detidos" e que "o seu julgamento serviu apenas para relembrar que os direitos à liberdade de expressão e de reunião pacífica em Angola ainda são uma miragem".
A defesa dos 17 ativistas condenados até oito anos e meio de prisão reclamou junto do presidente do Tribunal Supremo contra o indeferimento, pela primeira instância do 'habeas corpus', interposto a 01 de abril, pedindo a libertação.
A informação foi avançada à Lusa na segunda-feira pelo advogado de defesa David Mendes e surge depois de o tribunal de Luanda - que recebeu o pedido conforme decorre da tramitação processual angolana - ter rejeitado o 'habeas corpus' na semana passada, alegando não ter competência para decidir sobre o mesmo.
Os 17 ativistas, considerados prisioneiros de consciência pelas organizações de direitos humanos, foram condenados a penas de prisão efetiva entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses, por atos preparatórios para uma rebelião e associação de malfeitores.
Em Portugal, duas dezenas de personalidades, entre políticos, escritores, jornalistas, músicos, humoristas e historiadores organizam, na próxima quinta-feira, uma sessão pública, em Lisboa, em defesa dos direitos políticos e pela libertação dos ativistas.
A comissão promotora do encontro é composta pelas eurodeputadas Ana Gomes (PS) e Marisa Matias (BE), pelos deputados Edite Estrela, Isabel Moreira e Sónia Fertuzinhos, todas do PS, Jorge Costa (BE) e o ex-coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo.
Os jornalistas Carlos Vaz Marques, Cândida Pinto, Fernanda Câncio, Diana Andringa, Pilar del Rio, (viúva do escritor José Saramago) e os escritores José Eduardo Agualusa, Lídia Jorge e Dulce Maria Cardoso, também fazem parte da organização.
A editora Bárbara Bulhosa, o humorista Ricardo Araújo Pereira, o historiador Pacheco Pereira, o advogado Ricardo Sá Fernandes e o músico Sérgio Godinho completam a lista de 20 personalidades que compõe esta comissão organizadora.
Entre os 239 subscritores encontram-se personalidades ligadas aos mais variados setores, como Ana Zanatti, André Freire, padre Anselmo Borges, António Arnaut, António Pedro Vasconcelos, António Sampaio da Nóvoa, Catarina Martins, a cantora Capicua, Eduarda Abbondanza, Eduardo Lourenço, Francisco Louçã, Irene Pimentel ou Gonçalo M. Tavares.
Na Homepage
- 1:31
- 0:50
Fim de semana de chuva, trovoada e granizo
O mau tempo está de regresso este fim de semana, sobretudo no sul do continente e na Madeira. Esta manhã, Faro acordou com uma chuva intensa de granizo, com quedas de árvores e pequenas inundações.
21.04.2018 às 13h28
- 0:47
As imagens do granizo que caiu no Algarve
Faro acordou hoje com uma intensa queda de granizo. Pedras de gelo, com cerca de meio centímetro de diâmetro, em especial entre as 06:30 e as 07:00 da manhã. Segundo o IPMA tratou-se de "uma linha de instabilidade" que foi subindo a norte, para os distritos de Beja e Setúbal, mas com menos intensidade" e que provocaram inundações pontuais na via publica e em garagens e algumas quedas de árvore.
21.04.2018 às 11h59
- 1:10
Costa diz que é "excelente notícia" DBRS subir rating de Portugal
A agência de notação financeira canadiana DBRS melhorou a classificação do rating atribuído a Portugal. O Primeiro-ministro António Costa considera que esta é uma "excelente notícia".
21.04.2018 às 12h52
- 2:43
- 2:11
Trump aplaude Coreia do Norte por suspender testes nucleares
A Coreia do Norte anunciou que a partir de hoje todos os testes nucleares vão ser suspensos assim como o lançamento de mísseis nucleares de longo alcance. O Presidente dos EUA, Donald Trump afirmou que a notícia é muito boa e voltou a sublinhar que está ansioso por se encontrar com Kim Jong-Un.
21.04.2018 às 15h13
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
A uma semana da cimeira que vai reunir os líderes das duas Coreias, a agência de notícias sul-coreana anunciou a criação de uma linha de comunicações privilegiada entre os dois países. Esta espécie de telefone vermelho, é na verdade branco e foi mostrado ao mundo.
21.04.2018 às 15h21
-
Ataque à Síria custou 20% da ajuda humanitária dos EUA, Reino Unido e França em 2017
Os 105 mísseis disparados em minutos pelos Estados Unidos, Reino Unido e França contra a Síria custaram 20% de todos os seus contributos que entregaram em 2017 à agência da ONU que gere a ajuda humanitária no país.
21.04.2018 às 10h13
- 2:36
-
DJ Avicii morre aos 28 anos
Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.
20.04.2018 às 18h42
-
- 2:07
Proprietários e inquilinos em desacordo sobre Lei de Bases da Habitação
20.04.2018 às 20h43
- 2:03
Porque erram os árbitros?
Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.
21.04.2018 às 0h44
- 0:52
"Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.
20.04.2018 às 20h48
-
Videovigilância capta tiroteio que fez três mortos num autocarro no Brasil
Um tiroteio entre um polícia à paisana e um assaltante num autocarro no Brasil fez três mortos e quatro feridos. O momento foi captado pela câmara de videovigilância do veículo, que ligava Jabaquara e Ferrazópolis, e divulgado pelos meios de comunicação brasileiros.
20.04.2018 às 21h43
- 2:58
-
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"
"Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.
20.04.2018 às 20h31
- 14:27
-
Marcelo preocupado com distância entre sistema de saúde e a população
O Presidente da República mostrou-se esta sexta-feira preocupado com a distância entre o que os sistemas de saúde proporcionam e o que a população espera deles. Marcelo diz mesmo que a ação política corre atrás do tempo e que a situação na saúde é dramática.
20.04.2018 às 21h44
- 1:33
Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.
20.04.2018 às 21h15
- 3:33
"Há uma aceitação do lince no território"
Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.
20.04.2018 às 20h57
- 1:28
-
Regressar a uma cidade deixada em ruínas
À medida que o Daesh foi perdendo terreno no Iraque e na Síria, o grupo terrorista foi procurando ganhar vantagem noutras partes do mundo. Uma das cidades tomadas foi o Marawi, nas Filipinas. Desde maio de 2017, as forças do Governo travaram uma dura batalha contra o grupo terrorista e, só por estes dias, é que os residentes começaram a voltar para as suas casas. Obrigados a fugir na altura, os locais deparam-se agora com uma cidade em ruínas.
-
Já pode escolher uma morte amiga do ambiente
Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.
20.04.2018 às 20h59
- 2:59
-
Curso de maquilhagem devolve autoestima a mulheres cegas
A LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, em parceria com um salão de beleza de São Paulo, promoveu um curso gratuito de técnicas de maquilhagem para mulheres cegas. O objetivo passa por devolver a estas mulheres a autoestima.
20.04.2018 às 18h27
- 5:16
Mágico comove audiência do Britain's Got Talent com a história de cancro da mulher e da filha
Marc Spelman, de 46 anos, participou no programa de talentos "Britain's Got Talent" com um número de magia que deixou toda a plateia comovida. Conquistou o botão dourado e conseguiu passagem direta para a semifinal do programa.
20.04.2018 às 10h22
-
Atriz da série Smallville presa por suspeitas de tráfico sexual
As autoridades nova-iorquinas prenderam esta sexta-feira a atriz Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva 'Smallville', acusada de tráfico sexual pela sua alegada ligação à seita Nxivm, adiantou a Efe.
20.04.2018 às 23h34
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.
-
Insólitos da semana
Do invulgar ao surreal, confira as imagens que marcaram o lado mais insólito do ser humano, esta semana.