sicnot

Perfil

Mundo

Obama espera que Bin Laden tenha percebido que EUA não esqueceram 11 de setembro

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, diz esperar que nos seus últimos momentos o terrorista Usama bin Laden tenha percebido que os norte-americanos não esqueceram os ataques de 11 de setembro de 2001.

Osama Bin Laden (Arquivo)

Osama Bin Laden (Arquivo)

© STR New / Reuters

Numa entrevista à CNN na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos assinalou o quinto aniversário do acontecimento que muitos dizem ter sido a sua maior conquista: a morte do então líder da Al-Qaeda, no Paquistão, a 2 de maio de 2011.

"Naquele momento, espero que ele tenha percebido que os norte-americanos não se tinham esquecido das cerca de 3.000 pessoas que ele matou", disse Obama.

O Presidente falou sobre a sua decisão de prosseguir com o ataque, apesar da informação incompleta.

"Era claro para mim que aquela ia ser a nossa melhor hipótese para apanhar bin Laden. Se não avançássemos, ele poderia fugir e podiam passar-se anos até que reemergisse. Sabíamos que ia causar uma reação significativa no Paquistão, e se não se tratasse do Bin Laden, os custos teriam ultrapassado os benefícios", explicou.

"Tendo pesado tudo isso, pensei nas famílias [das vítimas] do 11 de setembro e na sua persistente dor e compreendi que era importante para nós que se fizesse justiça", afirmou.

Obama deixa a Casa Branca em janeiro de 2017, com a Al-Qaeda significativamente diminuída devido a ataques com drones e eclipsada pelo grupo Estado Islâmico.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC