Três planetas potencialmente habitáveis descobertos fora do Sistema Solar

Uma equipa de astrónomos franceses acredita ter identificado três planetas potencialmente habitáveis fora do Sistema Solar. Os planetas, com tamanho semelhante ao da Terra, orbitam a 39 anos-luz de distância e foram detetados com um telescópio instalado no Chile.

• Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

José Gomes Ferreira

• Raízes de ciência e rebentos de esperança
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

• G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo