sicnot

Perfil

Mundo

Ataques aéreos israelitas sobre Faixa de Gaza

A força aérea israelita realizou hoje à tarde vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, após um dia marcado por tensões na fronteira entre Israel e o território controlado pelo Hamas, segundo fontes israelita e palestiniana.

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

Foram ouvidos bombardeamentos na zona do aeroporto internacional, atualmente encerrado, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e em áreas agrícolas vizinhas, mas não fizeram feridos, indicou o Ministério do Interior do Hamas em Gaza.

Os militares israelitas confirmaram em comunicado ter bombardeado "cinco infraestruturas terroristas do Hamas no sul da Faixa de Gaza".

"O exército israelita continuará as suas operações com o objetivo de proteger os cidadãos israelitas das ameaças terroristas do Hamas sobre e sob o solo que violam a soberania israelita", afirmou Peter Lerner, porta-voz do exército, em comunicado.

A fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas palestiniano, seu inimigo, foi hoje palco de tensões, com disparos de morteiros e tanques a porem à prova o frágil cessar-fogo.

As forças israelitas dispararam de fora da Faixa de Gaza sobre posições palestinianas no interior do território, em resposta a disparos de morteiro, de acordo com o exército.

Uma fonte militar indicou que ocorreram vários ataques com morteiros, que não fizeram vítimas, contra soldados que operavam junto da barreira de segurança que fecha hermeticamente Gaza a norte e a sul da fronteira.

Os militares ripostaram duas vezes com disparos de tanques direcionados para o local de onde provinham os tiros.

Israelitas e palestinianos travaram três guerras na Faixa de Gaza desde 2008, a última das quais, em julho-agosto de 2014, foi a mais longa e a mais devastadora.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • Obama diz que não fica em silêncio se os valores do país forem ameaçados
    2:26
  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..