sicnot

Perfil

Mundo

Ataques aéreos israelitas sobre Faixa de Gaza

A força aérea israelita realizou hoje à tarde vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, após um dia marcado por tensões na fronteira entre Israel e o território controlado pelo Hamas, segundo fontes israelita e palestiniana.

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

Foram ouvidos bombardeamentos na zona do aeroporto internacional, atualmente encerrado, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e em áreas agrícolas vizinhas, mas não fizeram feridos, indicou o Ministério do Interior do Hamas em Gaza.

Os militares israelitas confirmaram em comunicado ter bombardeado "cinco infraestruturas terroristas do Hamas no sul da Faixa de Gaza".

"O exército israelita continuará as suas operações com o objetivo de proteger os cidadãos israelitas das ameaças terroristas do Hamas sobre e sob o solo que violam a soberania israelita", afirmou Peter Lerner, porta-voz do exército, em comunicado.

A fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas palestiniano, seu inimigo, foi hoje palco de tensões, com disparos de morteiros e tanques a porem à prova o frágil cessar-fogo.

As forças israelitas dispararam de fora da Faixa de Gaza sobre posições palestinianas no interior do território, em resposta a disparos de morteiro, de acordo com o exército.

Uma fonte militar indicou que ocorreram vários ataques com morteiros, que não fizeram vítimas, contra soldados que operavam junto da barreira de segurança que fecha hermeticamente Gaza a norte e a sul da fronteira.

Os militares ripostaram duas vezes com disparos de tanques direcionados para o local de onde provinham os tiros.

Israelitas e palestinianos travaram três guerras na Faixa de Gaza desde 2008, a última das quais, em julho-agosto de 2014, foi a mais longa e a mais devastadora.

Lusa

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Guterres apela à Coreia do Norte para cumprir resoluções

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou este sábado ao ministro do Exterior da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, para o cumprimento das resoluções que o Conselho de Segurança impôs ao país em resposta à sua escalada armada.

  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.