sicnot

Perfil

Mundo

Ataques aéreos israelitas sobre Faixa de Gaza

A força aérea israelita realizou hoje à tarde vários ataques aéreos na Faixa de Gaza, após um dia marcado por tensões na fronteira entre Israel e o território controlado pelo Hamas, segundo fontes israelita e palestiniana.

(Arquivo SIC)

(Arquivo SIC)

SIC

Foram ouvidos bombardeamentos na zona do aeroporto internacional, atualmente encerrado, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, e em áreas agrícolas vizinhas, mas não fizeram feridos, indicou o Ministério do Interior do Hamas em Gaza.

Os militares israelitas confirmaram em comunicado ter bombardeado "cinco infraestruturas terroristas do Hamas no sul da Faixa de Gaza".

"O exército israelita continuará as suas operações com o objetivo de proteger os cidadãos israelitas das ameaças terroristas do Hamas sobre e sob o solo que violam a soberania israelita", afirmou Peter Lerner, porta-voz do exército, em comunicado.

A fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, dirigida pelo Hamas palestiniano, seu inimigo, foi hoje palco de tensões, com disparos de morteiros e tanques a porem à prova o frágil cessar-fogo.

As forças israelitas dispararam de fora da Faixa de Gaza sobre posições palestinianas no interior do território, em resposta a disparos de morteiro, de acordo com o exército.

Uma fonte militar indicou que ocorreram vários ataques com morteiros, que não fizeram vítimas, contra soldados que operavam junto da barreira de segurança que fecha hermeticamente Gaza a norte e a sul da fronteira.

Os militares ripostaram duas vezes com disparos de tanques direcionados para o local de onde provinham os tiros.

Israelitas e palestinianos travaram três guerras na Faixa de Gaza desde 2008, a última das quais, em julho-agosto de 2014, foi a mais longa e a mais devastadora.

Lusa

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Castigos no Sporting são quatro infrações graves
    0:48

    Desporto

    Além da suspensão do presidente do Sporting por quase quatro meses, sabe-se agora que Bruno de Carvalho e Octávio Machado foram punidos por quatro infrações graves cada um. A informação foi avançada pela presidente da Comissão de Instrutores da Liga de Clubes, Cláudia Viana, em entrevista à SIC, Este é um excerto da entrevista que vai ser transmitida na SIC Notícias às 16:30.

    Exclusivo SIC

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42