sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte exalta conquistas de Kim Jong-un antes do Congresso do Partido

A Coreia do Norte exaltou hoje as conquistas económicas e militares do líder Kim Jong-un, incluindo os desenvolvimentos do programa de armas nucleares, a dois dias do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

© Damir Sagolj / Reuters

As armas nucleares são uma "valiosa espada" com a qual o regime de Kim Jong-un pode combater o que considera ser a ameaça militar dos Estados Unidos, segundo indica um editorial do diário Rodong.

O jornal do Partido dos Trabalhadores descreveu o jovem ditador como "o grande sol do século XXI" e agradeceu outros feitos militares, como o lançamento de novos mísseis balísticos a partir de um submarino, no mês passado.

No plano económico, o jornal de maior distribuição do país afirmou que Kim está a conseguir construir um país próspero, apesar de enfrentar desafios como as sanções internacionais devido ao seu programa nuclear e de mísseis de longo alcance.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um 'rocket' para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

É neste contexto que surge o VII Congresso do Partido, o primeiro desde outubro de 1980, que começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

Neste evento podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica - alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

O Governo da Coreia do Sul tem insistido que o Norte está a preparar um quinto teste nuclear, que pode acontecer antes do início do congresso.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.