sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte exalta conquistas de Kim Jong-un antes do Congresso do Partido

A Coreia do Norte exaltou hoje as conquistas económicas e militares do líder Kim Jong-un, incluindo os desenvolvimentos do programa de armas nucleares, a dois dias do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

© Damir Sagolj / Reuters

As armas nucleares são uma "valiosa espada" com a qual o regime de Kim Jong-un pode combater o que considera ser a ameaça militar dos Estados Unidos, segundo indica um editorial do diário Rodong.

O jornal do Partido dos Trabalhadores descreveu o jovem ditador como "o grande sol do século XXI" e agradeceu outros feitos militares, como o lançamento de novos mísseis balísticos a partir de um submarino, no mês passado.

No plano económico, o jornal de maior distribuição do país afirmou que Kim está a conseguir construir um país próspero, apesar de enfrentar desafios como as sanções internacionais devido ao seu programa nuclear e de mísseis de longo alcance.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um 'rocket' para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

É neste contexto que surge o VII Congresso do Partido, o primeiro desde outubro de 1980, que começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

Neste evento podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica - alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

O Governo da Coreia do Sul tem insistido que o Norte está a preparar um quinto teste nuclear, que pode acontecer antes do início do congresso.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.