sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Norte exalta conquistas de Kim Jong-un antes do Congresso do Partido

A Coreia do Norte exaltou hoje as conquistas económicas e militares do líder Kim Jong-un, incluindo os desenvolvimentos do programa de armas nucleares, a dois dias do VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro em 36 anos.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

O VII Congresso do Partido é o primeiro desde outubro de 1980. Começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

© Damir Sagolj / Reuters

As armas nucleares são uma "valiosa espada" com a qual o regime de Kim Jong-un pode combater o que considera ser a ameaça militar dos Estados Unidos, segundo indica um editorial do diário Rodong.

O jornal do Partido dos Trabalhadores descreveu o jovem ditador como "o grande sol do século XXI" e agradeceu outros feitos militares, como o lançamento de novos mísseis balísticos a partir de um submarino, no mês passado.

No plano económico, o jornal de maior distribuição do país afirmou que Kim está a conseguir construir um país próspero, apesar de enfrentar desafios como as sanções internacionais devido ao seu programa nuclear e de mísseis de longo alcance.

Em janeiro, a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear e em fevereiro lançou um 'rocket' para o espaço com tecnologia de um míssil intercontinental, o que levou a ONU a impor as mais severas sanções até à data.

É neste contexto que surge o VII Congresso do Partido, o primeiro desde outubro de 1980, que começa na sexta-feira e dura entre três a cinco dias.

Neste evento podem ser anunciadas decisões importantes, especialmente em matéria económica - alguns especialistas acreditam que Kim pode impor uma mudança geracional entre as elites do país.

O Governo da Coreia do Sul tem insistido que o Norte está a preparar um quinto teste nuclear, que pode acontecer antes do início do congresso.

Lusa

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.

  • Mouchão da Póvoa em risco de desaparecer
    1:58

    País

    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira alerta para o risco de desaparecimento do Mouchão da Póvoa, uma dos três mouchões do Tejo, no concelho. Em causa está a falta de autorização, pedida à Agência Portuguesa do Ambiente, para uma intervenção de emergência nos diques.

  • Lixo, para que te quero?
    23:17
  • Tuk-tuk em protesto oferecem hoje passeios gratuitos em Lisboa

    País

    A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE) promove hoje a iniciativa "Cá vai Lisboa", com passeios gratuitos de tuk-tuk, para alertar a população para a "problemática" regulamentação municipal deste tipo de veículos.

  • Ricardo Robles apresentado como candidato do BE a Lisboa
    1:31

    Autárquicas 2017

    Ricardo Robles foi formalmente apresentado este sábado como candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa. No encerramento da convenção autárquica do partido, Catarina Martins fez críticas ao Governo, dizendo que o projeto de descentralização do Executivo é perigoso e ameaça a democracia.