sicnot

Perfil

Mundo

Divergências entre Presidente e PM turcos podem levar à saída do chefe do Governo

A luta pelo poder entre o Presidente e o primeiro-ministro turcos deve levar ao afastamento de Ahmet Davutoglu da direcção do Governo e também do Partido da Justiça e do Desenvolvimento. O chefe do Executivo reuniu-se com o Presidente Recep Tayyip Erdogan, esta quarta-feira, para conversações de emergência, e sugeriu que podia demitir-se devido à divisão entre os dois sobre questões políticas fundamentais.

Divergências sobre questões políticas fundamentais entre o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, e o Presidente, Recep Erdogan, estão na origem da crise política na Turquia.

Divergências sobre questões políticas fundamentais entre o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, e o Presidente, Recep Erdogan, estão na origem da crise política na Turquia.

© Umit Bektas / Reuters

A reunião terminou sem declarações, mas o primeiro-ministro convocou para hoje uma conferência de imprensa. Os media turcos dizem que deve ser convocado para breve um congresso do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, e que Davutoglu não pensa candidatar- se à direção do partido.

  • Agressões no parlamento turco
    2:13

    Mundo

    Os desentendimentos entre os membros do AK, partido atualmente no poder na Turquia, e partido de oposição pró-curda surgiram durante uma discussão sobre a possibilidade de remover a imunidade parlamentar dos deputados. Empurrões, insultos, gritos e muita confusão em pleno parlamento. Houve até quem subisse para cima das mesas para defender a sua posição. O Presidente da comissão ainda pediu uma pausa para acalmar os ânimos e assim retomar os trabalhos, mas de nada valeu. Já na semana passada os deputados se tinham envolvido numa discussão sobre o acordo migratório da Turquia com a União Europeia.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.