sicnot

Perfil

Mundo

Divergências entre Presidente e PM turcos podem levar à saída do chefe do Governo

A luta pelo poder entre o Presidente e o primeiro-ministro turcos deve levar ao afastamento de Ahmet Davutoglu da direcção do Governo e também do Partido da Justiça e do Desenvolvimento. O chefe do Executivo reuniu-se com o Presidente Recep Tayyip Erdogan, esta quarta-feira, para conversações de emergência, e sugeriu que podia demitir-se devido à divisão entre os dois sobre questões políticas fundamentais.

Divergências sobre questões políticas fundamentais entre o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, e o Presidente, Recep Erdogan, estão na origem da crise política na Turquia.

Divergências sobre questões políticas fundamentais entre o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, e o Presidente, Recep Erdogan, estão na origem da crise política na Turquia.

© Umit Bektas / Reuters

A reunião terminou sem declarações, mas o primeiro-ministro convocou para hoje uma conferência de imprensa. Os media turcos dizem que deve ser convocado para breve um congresso do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, e que Davutoglu não pensa candidatar- se à direção do partido.

  • Agressões no parlamento turco
    2:13

    Mundo

    Os desentendimentos entre os membros do AK, partido atualmente no poder na Turquia, e partido de oposição pró-curda surgiram durante uma discussão sobre a possibilidade de remover a imunidade parlamentar dos deputados. Empurrões, insultos, gritos e muita confusão em pleno parlamento. Houve até quem subisse para cima das mesas para defender a sua posição. O Presidente da comissão ainda pediu uma pausa para acalmar os ânimos e assim retomar os trabalhos, mas de nada valeu. Já na semana passada os deputados se tinham envolvido numa discussão sobre o acordo migratório da Turquia com a União Europeia.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52