sicnot

Perfil

Mundo

Prisão com pena suspensa para sul-africana que tentou vender filho na internet

Uma mãe que tentou vender o filho de 19 meses na internet foi condenada na África do Sul a cinco anos de prisão com pena suspensa e colocada numa residência sob vigilância durante três anos.

Arquivo

Arquivo

A jovem mulher sul-africana de 20 anos tinha já admitido a culpa perante o tribunal de Pietermaritzburg (este do país), na província de KwaZulu-Natal, que a condenou na passada quarta-feira por "tráfico de seres humanos", anunciou hoje o Ministério Público da África do Sul.

A jovem incorria numa pena que podia ir até prisão perpétua ou coima máxima de 100 milhões de rands (quase 6 milhões de euros).

"O juiz considerou que ela não tinha a intenção propriamente dita de fazer tráfico de crianças", disse à agência France Press a porta-voz do Ministério Público de KwaZulu-Natal, Natasha Ramkisson-Kara.

A jovem mãe, cujo nome não foi divulgado para proteger a criança, afirmou que o companheiro "tinha descoberto, ao fazer um teste de paternidade, que o bebé não era dele", acrescentou a mesma fonte.

"Ele disse então que não iria continuar a pagar a pensão de alimentos da criança e ela decidiu colocar a criança à venda no Gumtree", um sítio da internet de pequenos anúncios, por 5 mil rands (cerca de 300 euros), continuou Ramkisson-Kara.

Alertado pelo anúncio, um agente da polícia fez-se passar por comprador e montou uma armadilha à jovem, encontrou-se com ela num restaurante, passou-lhe o dinheiro e recebeu a criança. A jovem mãe foi então detida", explicou Natasha Ramkisson-Kara.

O bebé foi entregue aos serviços sociais sul-africanos.

Lusa

  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.