sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas reclamam vitória "histórica" no parlamento escocês

A dirigente do Partido Nacional Escocês (SNP, independentista), Nicola Sturgeon, reivindicou hoje uma vitória "histórica" para o seu partido nas eleições para o novo parlamento escocês.

© Russell Cheyne / Reuters

Os votos não foram ainda todos contados "mas o que já é claro é que o SNP ganhou uma terceira eleição consecutiva no parlamento [escocês]", disse.

"Isto é histórico para o SNP", afirmou.

Nestas eleições regionais e locais, ao obter 58 dos 129 assentos disputados, o partido consolidou os resultados conseguidos nas eleições gerais, quando foi a terceira força no parlamento do Reino Unido, com 56 dos 59 lugares que correspondem à Escócia da Câmara dos Comuns.

Os britânicos começaram a eleger na quinta-feira os autarcas em Inglaterra, parlamentares na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, comissários de polícia e o presidente da Câmara de Londres e outras cidades.

Lusa

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.