sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas reclamam vitória "histórica" no parlamento escocês

A dirigente do Partido Nacional Escocês (SNP, independentista), Nicola Sturgeon, reivindicou hoje uma vitória "histórica" para o seu partido nas eleições para o novo parlamento escocês.

© Russell Cheyne / Reuters

Os votos não foram ainda todos contados "mas o que já é claro é que o SNP ganhou uma terceira eleição consecutiva no parlamento [escocês]", disse.

"Isto é histórico para o SNP", afirmou.

Nestas eleições regionais e locais, ao obter 58 dos 129 assentos disputados, o partido consolidou os resultados conseguidos nas eleições gerais, quando foi a terceira força no parlamento do Reino Unido, com 56 dos 59 lugares que correspondem à Escócia da Câmara dos Comuns.

Os britânicos começaram a eleger na quinta-feira os autarcas em Inglaterra, parlamentares na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, comissários de polícia e o presidente da Câmara de Londres e outras cidades.

Lusa

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão