sicnot

Perfil

Mundo

Independentistas reclamam vitória "histórica" no parlamento escocês

A dirigente do Partido Nacional Escocês (SNP, independentista), Nicola Sturgeon, reivindicou hoje uma vitória "histórica" para o seu partido nas eleições para o novo parlamento escocês.

© Russell Cheyne / Reuters

Os votos não foram ainda todos contados "mas o que já é claro é que o SNP ganhou uma terceira eleição consecutiva no parlamento [escocês]", disse.

"Isto é histórico para o SNP", afirmou.

Nestas eleições regionais e locais, ao obter 58 dos 129 assentos disputados, o partido consolidou os resultados conseguidos nas eleições gerais, quando foi a terceira força no parlamento do Reino Unido, com 56 dos 59 lugares que correspondem à Escócia da Câmara dos Comuns.

Os britânicos começaram a eleger na quinta-feira os autarcas em Inglaterra, parlamentares na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, comissários de polícia e o presidente da Câmara de Londres e outras cidades.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.