sicnot

Perfil

Mundo

PM irlandês reeleito graças a acordo com partido da oposição

O primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, foi reeleito hoje pelo Parlamento, permitindo a formação de um governo minoritário após um impasse político de mais de dois meses.

Enda Kenny, primeiro-ministro irlandês.

Enda Kenny, primeiro-ministro irlandês.

© Clodagh Kilcoyne / Reuters

Enda Kenny, de 65 anos, foi reeleito com 59 votos a favor contra 49 graças ao apoio dos deputados independentes, refere a agência France-Presse.

"Este governo tem muito que fazer. O nosso país está a atravessar vários desafios. Esta foi a mensagem do povo durante a eleição e que foi repetida por muitos de vós," disse Kenny durante o seu discurso.

Esta era a quarta votação do parlamento irlandês para nomear o chefe do executivo depois das eleições gerais do dia 26 de fevereiro, que levaram o partido de Enda Kenny, Fine Gael (centro-direita), a liderar as votações sem conseguir a maioria para poder governar.

A semana passada, o partido de Kenny conseguiu, no entanto, fazer um acordo com o Fianna Fail, a principal formação da oposição, para que não se oponha à constituição de um governo minoritário.

Segundo o acordo, o Fianna Fail vai apoiar o Fine Gael e os deputados independentes aliados nos principais votos de confiança, e vai obter em troca uma série de reformas por ele defendido.

O líder do Fianna Fail, Michael Martin, garantiu que o acordo vai manter-se até finais de 2018.

O projeto governamental estima em 6,75 mil milhões de euros as despesas públicas suplementares para os próximos cinco anos e a suspensão das polémicas taxas sobre a água, dois dos pedidos do Fianna Fail.

Nas eleições legislativas de 26 de fevereiro, o Fine Gael obteve 50 dos 158 assentos no parlamento e o Fianna Fail ficou no segundo lugar com 44 assentos.

O partido trabalhista, parceiro do Fine Gael durante os últimos cinco anos, sofreu uma redução significativa, passando de 37 lugares para sete.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.