sicnot

Perfil

Mundo

Al-Qaida critica regime de Bashar Al Assad na Síria e garante não querer o poder

O líder do grupo terrorista Al-Qaida, Ayman al-Zawahiri, desafiou hoje os sírios a defenderem o país face ao regime de Bashar al-Assad, assegurando que a sua filial no país não quer governar.

Presidente sírio Bashar al-Assad

Presidente sírio Bashar al-Assad

© Sana Sana / Reuters

"Não pedimos o poder, simplesmente pedimos que se aplique a lei islâmica; o nosso dever é apoiar a luta no Oriente", disse o líder da Al-Qaida numa mensagem de voz difundida nos fóruns terroristas islâmicos, e cuja veracidade, segundo a agência espanhola Efe, não pôde ainda ser comprovada.

O regime de Bashar al-Assad, "também laico", deve cair, acrescentou o terrorista, criticando também os governos russos e do Ocidente.

A Frente al-Nusra luta ao lado de grupos rebeldes contra o regime sírio e contra o grupo terrorista Estado Islâmico, e foi excluída do acordo de cessar fogo acordado entre os insurgentes e o Governo em fevereiro.

Lusa

  • Incêndio destrói igreja em Ponte da Barca
    1:49

    País

    Um incêndio destruiu na última madrugada a Igreja de Lavradas, em Ponte da Barca. A Polícia Judiciária de Braga está a investigar as causas do fogo, mas tudo aponta para um curto-circuito.

  • Bairro em Loures não tem luz há mais de um ano
    2:30

    País

    O bairro da Torre, junto ao aeroporto de Lisboa mas ainda no concelho de Loures, não tem eletricidade nem nos postes, nem nas casas. A EDP e os moradores nunca chegaram a acordo para uma solução de pagamento coletivo e a empresa, para acabar com as puxadas eléctricas ilegais, decidiu cortar de vez o abastecimento há mais de um ano.