sicnot

Perfil

Mundo

Al-Qaida critica regime de Bashar Al Assad na Síria e garante não querer o poder

O líder do grupo terrorista Al-Qaida, Ayman al-Zawahiri, desafiou hoje os sírios a defenderem o país face ao regime de Bashar al-Assad, assegurando que a sua filial no país não quer governar.

Presidente sírio Bashar al-Assad

Presidente sírio Bashar al-Assad

© Sana Sana / Reuters

"Não pedimos o poder, simplesmente pedimos que se aplique a lei islâmica; o nosso dever é apoiar a luta no Oriente", disse o líder da Al-Qaida numa mensagem de voz difundida nos fóruns terroristas islâmicos, e cuja veracidade, segundo a agência espanhola Efe, não pôde ainda ser comprovada.

O regime de Bashar al-Assad, "também laico", deve cair, acrescentou o terrorista, criticando também os governos russos e do Ocidente.

A Frente al-Nusra luta ao lado de grupos rebeldes contra o regime sírio e contra o grupo terrorista Estado Islâmico, e foi excluída do acordo de cessar fogo acordado entre os insurgentes e o Governo em fevereiro.

Lusa

  • Younes Abouyaaqoub, o homem mais procurado de Espanha
    1:53
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22