sicnot

Perfil

Mundo

Dois membros da NATO morrem em ataque no Afeganistão

Pelo menos dois membros da missão da NATO no Afeganistão e dois agressores com uniformes militares morreram hoje num ataque reivindicado pelos talibãs, numa base em Kandahar, avançam fontes oficiais.

© Ahmad Masood / Reuters

"Dois membros ao serviço do Apoio Decidido (missão da NATO) morreram esta manhã quando dois indivíduos que vestiam uniformes das Forças de Segurança e Defesa Nacional Afegãs (ANDSF, na sigla inglesa) abriram fogo", indica um comunicado da NATO.

O ataque aconteceu "num recinto das ANDSF no sul do Afeganistão", diz a nota.

"Os membros do Apoio Decidido responderam aos disparos e mataram os atiradores", informa a NATO.

A missão aliada e as forças afegãs estão a investigar o incidente, que não consideram "representativo da positiva relação entre ambas".

A NATO não especificou a nacionalidade dos membros da missão que morreram.

O porta-voz do governador da província de Kandahar, Samim Khpalwak, disse à Efe que o ataque aconteceu no complexo do aeroporto internacional da capital provincial, com o mesmo nome, que inclui instalações militares e policiais.

Fonte do exército da província afegã, que pediu anonimato, disse à Efe que os atacantes eram da polícia afegã.

O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, reivindicou o ataque através de uma mensagem no Twitter, em que assegurou que "um soldado infiltrado matou quatro invasores dos Estados Unidos-NATO na base área de Kandahar".

Os talibãs lançaram, no mês passado, a chamada 'ofensiva de primavera', anunciando ataques "de grande escala" contra os seus inimigos, as forças afegãs e internacionais destacados no país.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.