sicnot

Perfil

Mundo

Dois membros da NATO morrem em ataque no Afeganistão

Pelo menos dois membros da missão da NATO no Afeganistão e dois agressores com uniformes militares morreram hoje num ataque reivindicado pelos talibãs, numa base em Kandahar, avançam fontes oficiais.

© Ahmad Masood / Reuters

"Dois membros ao serviço do Apoio Decidido (missão da NATO) morreram esta manhã quando dois indivíduos que vestiam uniformes das Forças de Segurança e Defesa Nacional Afegãs (ANDSF, na sigla inglesa) abriram fogo", indica um comunicado da NATO.

O ataque aconteceu "num recinto das ANDSF no sul do Afeganistão", diz a nota.

"Os membros do Apoio Decidido responderam aos disparos e mataram os atiradores", informa a NATO.

A missão aliada e as forças afegãs estão a investigar o incidente, que não consideram "representativo da positiva relação entre ambas".

A NATO não especificou a nacionalidade dos membros da missão que morreram.

O porta-voz do governador da província de Kandahar, Samim Khpalwak, disse à Efe que o ataque aconteceu no complexo do aeroporto internacional da capital provincial, com o mesmo nome, que inclui instalações militares e policiais.

Fonte do exército da província afegã, que pediu anonimato, disse à Efe que os atacantes eram da polícia afegã.

O porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, reivindicou o ataque através de uma mensagem no Twitter, em que assegurou que "um soldado infiltrado matou quatro invasores dos Estados Unidos-NATO na base área de Kandahar".

Os talibãs lançaram, no mês passado, a chamada 'ofensiva de primavera', anunciando ataques "de grande escala" contra os seus inimigos, as forças afegãs e internacionais destacados no país.

Lusa

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.