sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de passageiros de navio adoecem com gastroenterite

Centenas de passageiros de um navio britânico ancorado nos Estados Unidos adoeceram a bordo, com o norovírus que causa vómitos e diarreia.

reuters

Dos 919 passageiros a bordo do "Balmoral", 252 estão doentes com o "norovírus", segundo o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos. O vírus já se espalhou, entretanto, a oito dos 520 tripulantes.

Em comunicado, a empresa proprietária do navio - a Fred Olsen Cruise Lines - diz que a maioria dos doentes são passageiros britânicos.

A empresa assegura que está a levar a cabo "extensas medidas sanitárias e de limpeza do navio" e diz que não foi necessário que a embarcação ficasse de quarentena.

O navio chegou a Portland, EUA, no domingo, vinvo de Southampton, Reino Unido.

Os passageiros que entretanto ficaram doentes foram sujeitos a análises, qiue confirmaram o norovírus. Segundo a empresa, este vírus é comum nos cruzeiros, onde as pessoas passam muito tempo em espaços confinados.

Este não é o caso de norovírus a bordo do navio - já em 2010 cerca de 300 passageiros do Balmoral adoeceram com o vírus.

O norovírus é um dos causadores de gastroenterite. Causa vómitos, diarreia, dor de cabeça ou febre e dura entre um a dois dias.

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.