sicnot

Perfil

Mundo

Centenas de passageiros de navio adoecem com gastroenterite

Centenas de passageiros de um navio britânico ancorado nos Estados Unidos adoeceram a bordo, com o norovírus que causa vómitos e diarreia.

reuters

Dos 919 passageiros a bordo do "Balmoral", 252 estão doentes com o "norovírus", segundo o Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos. O vírus já se espalhou, entretanto, a oito dos 520 tripulantes.

Em comunicado, a empresa proprietária do navio - a Fred Olsen Cruise Lines - diz que a maioria dos doentes são passageiros britânicos.

A empresa assegura que está a levar a cabo "extensas medidas sanitárias e de limpeza do navio" e diz que não foi necessário que a embarcação ficasse de quarentena.

O navio chegou a Portland, EUA, no domingo, vinvo de Southampton, Reino Unido.

Os passageiros que entretanto ficaram doentes foram sujeitos a análises, qiue confirmaram o norovírus. Segundo a empresa, este vírus é comum nos cruzeiros, onde as pessoas passam muito tempo em espaços confinados.

Este não é o caso de norovírus a bordo do navio - já em 2010 cerca de 300 passageiros do Balmoral adoeceram com o vírus.

O norovírus é um dos causadores de gastroenterite. Causa vómitos, diarreia, dor de cabeça ou febre e dura entre um a dois dias.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada desde domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.