sicnot

Perfil

Mundo

Filipinas elegem primeira política transgénero para o Congresso

Foi eleita para a Câmara dos Representantes das Filipinas a primeira política transgénero. Geraldine Roman, do Partido Liberal, venceu o rival com 62% dos votos.

Reuters

Num país predominantemente católico, a eleição representa um passo importante para a comunidade gay e lésbica, que frequentemente é ridicularizada por algumas figuras públicas e políticos.

Ainda este ano, o campeão de boxe Manny Pacquiao gerou polémica ao afirmar que os gays são "piores que os animais".

"Que uma pessoa na minha condição entre pela primeira vez para o Congresso é a afirmação de que todas as pessoas transgénero podem servir o país e não devem ser discriminadas", declarou Geraldine durante a campanha.

"Se Jesus Cristo fosse hoje vivo, não aprovaria a discriminação", disse ainda.

Geraldine Roman, 49 anos, vive como mulher há 20, ao lado do seu companheiro.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.

  • Escola de Vagos castiga alunos por protesto contra a homofobia e preconceito

    País

    Os alunos da Escola Secundária de Vagos, no distrito de Aveiro, organizaram um protesto contra o que consideram homofobia e preconceito. Segunda-feira, depois de duas alunas se terem beijado foram chamadas à direção da escola, que as terá informado que não podiam beijar-se em público. O protesto foi gravado e partilhado nas redes sociais. Em declarações à SIC Notícias, um dos alunos disse que todos os envolvidos no protesto vão ser alvos de um processo disciplinar. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério da Educação.

    EXCLUSIVO

    Rita Pedras