sicnot

Perfil

Mundo

Empresário Sindika Dokolo confirma compra de maior diamante encontrado em Angola

O empresário e colecionador de arte Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, confirmou que comprou, através de uma joalharia suíça que detém a 75%, o maior diamante encontrado em Angola.

Encontrado em Angola o 27.º maior diamante do mundo

Encontrado em Angola o 27.º maior diamante do mundo

Lucapa Diamond Company

"Confirmo essa informação", disse o empresário à Lusa, em Luanda, sem adiantar mais pormenores, nomeadamente os valores envolvidos no negócio da aquisição do diamante, uma pedra de 404 quilates e sete centímetros de comprimento encontrada em fevereiro por uma empresa mineira australiana no campo do Lulo, na Lunda Norte.

O diamante encontrado naquela província angolana é também o 27.º do mundo e segundo a Bloomberg a venda ao intermediário terá ascendido a 22,5 milhões. O valor pago pela joalharia De Grisogono, de Sindika Dokolo, não é conhecido.

Casado com a filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e conhecido colecionador de arte, Sindika Dokolo, comprou há cerca de quatro anos 75% da joalharia De Grisogono, através da Victoria Holding Limited (criada em 2010 numa parceria entre Dokolo e a Sodiam (Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola), por 100 milhões de dólares (87,5 milhões de euros).

As companhias de diamantes angolana Endiama (estatal) e australiana Lucapa anunciaram a 01 de março, em comunicado, a venda deste diamante.

"A pedra de 404 quilates vendeu-se por 16 milhões de dólares (14 milhões de euros ao câmbio de hoje), o que representa um espetacular preço de 39,5 dólares por quilate, um recorde para um diamante branco extraído da mina do Lulo", lê-se no comunicado da empresa australiana.

Aquando da descoberta, a Endiama anunciou que a venda contribuirá para as contas do Estado.

O projeto Lulo, localizado no município de Capenda Camulemba, ladeado pelos projetos Cacuilo e Capenda, é uma sociedade constituída por uma parceria entre a Endiama (32%), a Rosa e Pétalas (28%) e a Lucapa Diamond (40%), empresa australiana que é operadora da mina.

Depois do petróleo cujas receitas caíram para menos de metade em 2015 devido à crise da cotação do barril de crude, os diamantes são o segundo produto de exportação de Angola.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38