sicnot

Perfil

Mundo

Hyperloop, o transporte público do futuro

Hyperloop, o transporte público do futuro

Deverá ser testado, até ao final do ano, um sistema de transporte público futurista e inovador. O Hyperloop move-se a energia solar. Promete grandes distâncias a alta velocidade e em pouco tempo.

O cenário é semelhante ao de filme de ficção cientítifica, mas a empresa norte-americana à frente do projeto garante que é real. O Hyperloop promete fazer com que 5 horas de viagem passem a apenas 30 minutos.

O sistema de cápsulas é movido a energia solar, funciona em tubos e está pensado para ligar cidades a alta velocidade.

Cada veículo com sistema de propulsão pode atingir os 1200 quilómetros por hora. É quatro vezes mais rápido e custa um décimo do valor de um comboio de alta velocidade.

Apesar das vantagens começar o projeto de raíz é ainda o maior do entraves devido às infraestrutruras necessárias para fazer circular este transporte público do futuro.

O projeto foi apresentado em Las Vegas e tem um custo incial de 80 milhões de dólares. cerca de 70 milhões de euros.

Ainda não é conhecida a primeira cidade a receber o Hyperloop, mas a fase de testes no deserto do Nevada será concluída até ao final do ano.

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.