sicnot

Perfil

Mundo

Putin declara fim do bloqueio energético à península da Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje o fim do bloqueio energético à península da Crimeia, anexada por Moscovo à Ucrânia em março de 2014, ao inaugurar a quarta linha submarina para fornecer eletricidade àquele território.

© POOL New / Reuters

"Em pouco tempo, conseguimos pôr termo ao bloqueio energético da Crimeia. Além disso, não duvido de que, se for necessário, poremos fim a qualquer outro bloqueio", disse Putin, que participou na inauguração por videoconferência a partir da sua residência de Sochi, na costa do mar Negro.

Segundo o chefe de Estado, com a entrada em funcionamento da quarta linha da "ponte energética", a Crimeia poderá receber 800 megawatts de energia elétrica.

"Se se tiver em conta a produção própria, isto é suficiente, ou mesmo um pouco mais que suficiente, para o normal funcionamento" da península, disse o Presidente russo, citado pelas agências noticiosas locais.

A Crimeia ficou sem abastecimento de eletricidade a 22 de novembro de 2015, após a sabotagem de quatro linhas de alta tensão em território ucraniano por nacionalistas radicais.

Desde o princípio deste ano, após a inauguração das duas primeiras linhas da "ponte energética", a península renunciou ao fornecimento de eletricidade proveniente da Ucrânia.

"A 11 de maio, pôs-se fim, de uma vez por todas, ao bloqueio energético da Crimeia imposto pelos radicais ucranianos. Enviamos uma grande saudação aos nacionalistas do outro lado da fronteira", declarou o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Crimeia, Andrei Kozenko.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.