sicnot

Perfil

Mundo

Putin declara fim do bloqueio energético à península da Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje o fim do bloqueio energético à península da Crimeia, anexada por Moscovo à Ucrânia em março de 2014, ao inaugurar a quarta linha submarina para fornecer eletricidade àquele território.

© POOL New / Reuters

"Em pouco tempo, conseguimos pôr termo ao bloqueio energético da Crimeia. Além disso, não duvido de que, se for necessário, poremos fim a qualquer outro bloqueio", disse Putin, que participou na inauguração por videoconferência a partir da sua residência de Sochi, na costa do mar Negro.

Segundo o chefe de Estado, com a entrada em funcionamento da quarta linha da "ponte energética", a Crimeia poderá receber 800 megawatts de energia elétrica.

"Se se tiver em conta a produção própria, isto é suficiente, ou mesmo um pouco mais que suficiente, para o normal funcionamento" da península, disse o Presidente russo, citado pelas agências noticiosas locais.

A Crimeia ficou sem abastecimento de eletricidade a 22 de novembro de 2015, após a sabotagem de quatro linhas de alta tensão em território ucraniano por nacionalistas radicais.

Desde o princípio deste ano, após a inauguração das duas primeiras linhas da "ponte energética", a península renunciou ao fornecimento de eletricidade proveniente da Ucrânia.

"A 11 de maio, pôs-se fim, de uma vez por todas, ao bloqueio energético da Crimeia imposto pelos radicais ucranianos. Enviamos uma grande saudação aos nacionalistas do outro lado da fronteira", declarou o vice-presidente da Assembleia Legislativa da Crimeia, Andrei Kozenko.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".