sicnot

Perfil

Mundo

Derramamento de 340 mil litros de petróleo provoca maré negra no Golfo do México

Os esforços para controlar o derramamento de petróleo, que ocorreu a 90 milhas da costa do Louisiana continuam.

© Sean Gardner / Reuters

Foram cerca de 340 mil litros de petróleo derramados no mar. Para o processo de limpeza, foram mobilizados perto de 140 funcionários da empresa Shell, responsável pelo derramamento.

Cinco embarcações já retiraram do mar quase 90 mil litros de água contaminada com petróleo e há também meios aéreos a avaliar a área afetada.

A causa ainda está por confirmar, mas tudo indica que terá sido uma libertação de óleo da infraestrutura submarina, localizada no Golfo do México.

  • Seca agrava prejuízos agrícolas no Alentejo
    2:11
  • Al Gore e Garry Kasparov vão estar na Web Summit

    Web Summit

    Al Gore, antigo vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Garry Kasparov, lendário jogador de xadrez, e Steve Huffman, o dirigente e cofundador da rede social Reddit são os novos nomes anunciados para a 2.ª Web Summit em Lisboa.

  • Estudantes universitários poderiam estar a pagar propinas mais baixas
    2:02

    País

    Os alunos universtários poderiam estar a pagar propinas mais baixas do que pagam atualmente. A situação foi denunciada pela Federação Académica do Porto, que diz que os estudantes estão a pagar cerca de 100 euros a mais do que deviam. O INE admite, num documento enviado ao Governo, que pode existir um método melhor para o cálculo destes valores.